Grupo de Trabalho do Carnaval vistoria percurso do Galo da Madrugada

Corpo de Bombeiros e Polícias Militar, Civil e Científica de Pernambuco percorreram, junto com órgãos da Prefeitura do Recife e a Celpe, os 4,5 km por onde a agremiação passará no Sábado de Carnaval, em 2 de março, e avaliaram medidas de segurança a serem adotadas

Na manhã desta segunda-feira (18/02), a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Gerência Geral de Polícia Científica) realizaram uma inspeção por todo o percurso do desfile do Galo da Madrugada, que acontece no sábado de Zé Pereira, 2 de março, no Centro do Recife. Ao todo, 20 órgãos participaram da vistoria, que percorreu 4,5 quilômetros.

GT CARNAVAL VISTORIA GALO 2019 2

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Erick Aprígio, com a inspeção é possível identificar prováveis problemas e buscar solucioná-los. “O Galo é do folião, que vem brincar o maior bloco carnavalesco do mundo, e temos que deixar as vias mais acessíveis para que nenhum problema aconteça durante o desfile. Ao logo do percurso vistoriado, todos os órgãos de segurança analisaram desde iluminação, trânsito, largura de acesso de vias, altura de fiações elétricas e camarotes até buracos e desníveis nas vias – assim como toda a estrutura de segurança que é colocada no Galo da Madrugada”, afirmou.

Ainda de acordo com o oficial do CBMPE, as estruturas irregulares estarão passíveis de interdição. “Duas vistorias foram realizadas anteriormente. As estruturas fixas ou os imóveis reprovados, ou que não tenham sido objeto de pedido de vistoria, não poderão ser usados e estarão passíveis de interdição com responsabilização de proprietários e organizadores”, disse. E ressaltou: “Caso seja constatada alguma irregularidade grave, uma nova avaliação será realizada 48 horas antes do desfile”. Após a vistoria, cada órgão responsável será notificado para resolver os problemas até o dia 27 de fevereiro.

Desde novembro de 2018, o Grupo de Trabalho do Carnaval na SDS vem se reunindo com representantes das agremiações do Recife e demais cidades da RMR para alinhar o planejamento e estratégias para o carnaval.

Presente na vistoria, o diretor adjunto de planejamento da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ronaldo Tavares, destacou o emprego do policiamento no bloco carnavalesco. “Elaboramos um esquema de segurança especial para garantir a segurança dos foliões que irão brincar do Galo da Madrugada. Estaremos nas ruas, em plataformas elevadas, em viaturas e a pé para agir na prevenção e no combate a crimes”, disse.

GT CARNAVAL VISTORIA GALO 2019 3

O coronel Ronaldo Tavares ressaltou ainda que o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) acompanhará, em tempo real, o desfile do Galo da Madrugada.  “No Centro Integrado, as forças de segurança estarão atuando juntas, atendendo a todos os sinistros, com o apoio de imagens aéreas, que nos darão uma visão global do bloco”, completou.

Além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, órgãos como a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram da fiscalização.

Para o vice-presidente do Galo da Madrugada, Rodrigo Menezes, a fiscalização garante a segurança do desfile. “Para que possamos desfilar com tranquilidade e alegria é preciso uma série de inspeções realizadas pela SDS e demais órgãos, antecipando possíveis problemas, no sábado de Zé Pereira. Com a vistoria, o Galo da Madrugada e os foliões brincarão sem riscos de acidentes, tanto para quem está em terra quanto para as pessoas que estarão nos trios e alegorias”, afirma.

O Galo da Madrugada é considerado a maior agremiação de Carnaval do Mundo. Seu desfile acontece sempre no Sábado de Carnaval. Em sua nova edição em 2019, o tema escolhido para o clube de máscaras foi “Frevo Mulher”, remetendo à música do artista Zé Ramalho.

GT CARNAVAL VISTORIA GALO 2019 1