Região

Forças de Segurança da SDS atuam no tradicional encontro de maracatus rurais

As Polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada no reforço do policiamento e no atendimento às ocorrências nos polos de folia

Distante 70 quilômetros do Recife, a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana, é palco do grande encontro de maracatus rurais na segunda-feira de Carnaval. Com o compromisso de garantir a tranquilidade dos pernambucanos e turistas admiradores da festa, as Polícias Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada no reforço do policiamento e no atendimento às ocorrências nos polos de folia.

O governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, acompanharam a folia dos maracatus durante visita a Nazaré da Mata, na manhã desta segunda-feira (24/02).
“A segurança pública está trabalhando para fazer do carnaval multicultural de Pernambuco uma festa alegre e tranquila para todos”, disse o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

As primeiras ações de segurança da folia acontecem nas rodovias estaduais que levam à cidade. O Batalhão de Polícia de Trânsito - BPRV atua no patrulhamento ostensivo das rodovias estaduais, com abordagens, orientação a condutores e monitoramento dos acessos às cidades polos de folia a fim de garantir fluidez do trânsito e a segurança da viagem.

A pé e motorizados os policiais militares do 2° Batalhão, responsável pelo policiamento em Nazaré da Mata, conta com o apoio do Grupamento de Apoio Tático Itinerante – GATI/2°BPM e do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, realizando o policiamento ostensivo nos principais corredores de folia e arredores, além de vias de acesso ao município.

Para auxiliar o trabalho preventivo e ostensivo das polícias durante a folia na Mata Norte, a SDS ativou o Centro Regional de Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que monitoram e direcionam o policiamento para os locais de ocorrências com mais celeridade.

Já o Corpo de Bombeiros atua com equipes prontas para o atendimento pré-hospitalar com apoio de posto de médico e ambulâncias.

Os foliões contam ainda com uma Delegacia Móvel da Polícia Civil funcionando em regime de 24 horas para o registro de boletins de ocorrências, TCOs e auto de prisão em flagrante. Havendo ocorrência o folião pode procurar também a DP de Nazaré, que está funcionando 24horas. Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil também estão auxiliando as ações das Polícias nos polos de folia da cidade.

As delegacias trabalham de forma integrada com a Polícia Científica, que reforçou os plantões da Unidade Regional da Mata Norte para ocorrências relativas ao carnaval de Nazaré da Mata.

Visita à Casa da Rabeca – Após visitar a cidade de Nazaré da Mata, a comitiva do governador foi, no início da tarde, à Casa da Rabeca, na cidade Tabajara, em Olinda, conferir apresentações de maracatus, bois, cavalos marinhos e caboclinhos.