28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

O Secretário Executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, participou, nesta sexta-feira (15), no auditório da SDS, da entrega do certificado do Curso de Segurança Condominial. O curso, que faz parte do projeto de Olho na Rua (uma parceria entre a secretaria e o Sindicato de Habitação de Pernambuco - Secovi), visa treinar porteiros e vigilantes de estabelecimentos particulares a informar à polícia, via rádio, crimes que estão prestes a acontecer na localidade onde estão trabalhando.

 Durante a entrega dos certificados, o Secretário Executivo falou da importância de dar seguimento as ações como esta. “É com muita satisfação que demos continuidade a esse projeto. Independente do governo em questão, tudo que é bom tem que continuar”, afirmou. Cláudio Lima parabenizou os porteiros e vigilantes, e esclareceu a necessidade de trabalhar a integração da polícia junto à sociedade. “O resultado é muito positivo. Parabéns a todos, pois é bom pra vocês que estão mais próximos da polícia assim como para a sociedade”, completou.

 Os funcionários receberam o certificado e agora estão aptos a ajudar a polícia no combate ao crime nas ruas. Desta vez, 66 deles que tomam conta de condomínios, igrejas, postos de gasolina, agências de veículos entre outros estabelecimentos, conheceram um pouco mais sobre identificação de suspeitos, primeiros socorros, manuseio do rádio-comunicador e diversas atividades.

 “Pra mim foi muito proveitoso. Quando a gente entra no emprego, não nos ensinam nada. Agora aprendemos tudo isso que foi ensinado aqui, inclusive a mexer no rádio”, revelou a vigilante Vera Lúcia, 22 anos, que trabalha no Edifício Castelinho, situado em Boa Viagem. Para Lindomar José da Silva, 34 anos, essa é uma iniciativa que serve para somar conhecimentos e aprimorar o currículo. “A gente fica mais qualificado no serviço e serve também como experiência profissional”, disse o porteiro do Edifício Maria Sofia, localizado no bairro do Parnamirim.

 De acordo com a voluntária e coordenadora do projeto de Olho na Rua, Telma Rejane, a próxima cidade a ser implantado o sistema será Caruaru. Ela conta que constantemente a polícia é acionada pelos porteiros e vigilantes. “Dentro dos condomínios não há mais registro, quando ocorre, é porque o estabelecimento não faz parte do projeto, e por isso não possui o rádio-comunicador ou quando acontece algum crime na rua que o porteiro avistou”, explicou Rejane.

 Para participar do projeto de Olho na Rua, o coronel Sérgio Viana – coordenador do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), recomenda que os interessados enviem um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. “Esse e-mail, serve também para que as pessoas enviem não só as solicitações para fazer parte do projeto, como as suas críticas e sugestões”, frisa o coronel.