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A Ouvidoria Geral informa aos servidores da administração direta e indireta, que as inscrições do curso Implantação e Gestão de Ouvidoria estão abertas até o dia 27/08/08, podendo ser realizadas na Ouvidoria do Estado/Secretaria Especial de Articulação Social, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3184.2933 ? 3184.2923 ? 3184.2924.

Promovido pela Escola de Governo e pela Ouvidoria Geral do Estado, o curso será realizado a partir do dia 08/09 ao 26/09, das 13:30h às 17:00h na Escola de Governo, localizado na Av. Sport Club do Recife, 252, 3º andar, na Madalena.

O objetivo do curso é capacitar os servidores do Estado, permitindo um maior aprofundamento na questão da Implantação e Gestão de Ouvidoria, considerando as diretrizes do Estado quanto à Rede de Ouvidores Públicos.

É importante salientar que os ouvidores e assistentes de ouvidores que já participaram dos cursos de Ouvidoria de 2007 e 2008 não precisarão fazer o curso mencionado, uma vez que o conteúdo é destinado para quem está iniciando a Ouvidoria.

O curso irá explorar conteúdos baseados nas normas do Governo no que se refere ao sistema de Gestão de Ouvidoria, referências de Ouvidores no Brasil, habilidades e competências para ser ouvidor, além de avaliar o desempenho das Ouvidorias e a importância do trabalho, permitindo uma visão ordenada sobre a relação entre ouvidores, cidadãos e Governo.

Dividido em três módulos e com a carga horária de 60 horas, o curso possibilitará a interação entre os participantes, propondo formulação de questões, sugestões e esclarecendo dúvidas. Atividades como palestras, leituras de textos, estudos de caso, mesa redonda com ouvidores públicos, visita técnica a uma Ouvidoria de referência no Estado e elaboração do projeto de implantação de Ouvidoria, serão propostos pelo Curso.

Para a Ouvidora da SDS, Amparo Araújo, o curso é de grande importância, pois irá permitir a formação de novos Ouvidores, possibilitando o serviço que auxilia o cidadão em suas relações com o Estado, exercitando assim o controle de qualidade do serviço público.