O Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social entregou na última quinta-feira (17), na Estação Ferroviária de Caruaru, 108 viaturas tipo Parati e 10 motos. Os veículos foram redistribuídos para as regiões do Agreste, Sertão e Mata Sul beneficiando 14 municípios. Caruaru foi contemplada com 23 viaturas sendo 13 Paratis e 10 motos Tornado 250 cilindradas e ainda ganhou novas instalações da 4ª Delegacia da Mulher.

Devidamente equipados os veículos locados irão reforçar o policiamento na cidade. Cada viatura custa R$2.250,00 mensal enquanto que as motos foram adquiridas com recursos próprios no valor cada uma de R$13.900,00.

Com mais essa entrega o governo pretende acabar com a problemática de viaturas no estado ainda neste semestre. "O grande diferencial da aquisição dos veículos é que agora são alugados e a empresa tem até duas horas para repor outro carro em caso de qualquer problema", destacou o secretário de Defesa Social Servilho Paiva.

O secretário informou também a redução nos números de homicídios em Caruaru após a prisão de integrantes da quadrilha denomina de "Homicídios S/A" desarticulada pela Polícia Civil e Federal. Em 2006, segundo a Gerência de Análise Criminal e Estatísticas da SDS 165 pessoas foram mortas na cidade e em 2007 144 registrando uma redução de 13%. Se for levado em consideração o trimestre de 2007 e 2008 a redução foi de 23%.

Uma nova etapa de distribuição de viaturas está sendo programada para dentro de trinta dias quando as polícias civil e militar de Pernambuco receberão 125 das 300 caminhonetes, das quais, 42 ficarão na Região Metropolitana do Recife. Caruaru será contemplada com 20 para atuar na zona rural da cidade.

As 108 viaturas foram distribuídas para as cidades de Caruaru, Belém de São Francisco, Cabrobó, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolandia, Petrolina, Gravatá, Ouricuri, Salgueiro, Garanhuns, Serra Talhada, Belo Jardim e Afogados da Ingazeira.

Além delas o governo do Estado também entregou 22 viaturas em Nazaré da Mata que foram distribuídas para Nazaré, Surubim e Limoeiro. O município de Palmares também recebeu 15 novas viaturas.

Polícia Civil - A população de Caruaruense também foi beneficiada com a inauguração da Delegacia Especializada da Mulher que passou a funcionar na Rua Dalton Santos, 115 bairro de São Francisco - Centro, com toda infra-estrutura devendo funcionar dentro dos próximos meses com plantão nos finais de semana.

Com toda infra-estrutura para abrigar o efetivo policial e receber a população feminina, a delegacia possui dois pavimentos com cinco quartos, três salas, uma cozinha e uma garagem que comporta quatro veículos. Contará com o efetivo de cinco policiais femininas, sendo uma delas utilizada como escrivã e apenas um policial masculino. Possui três computadores e duas impressoras.

Segundo a delegada Verônica Azevedo, chefe da Unidade Policial da Mulher, em breve a delegacia iniciará um trabalho de atendimento às mulheres vítimas de violência por estudantes de psicologia sob a supervisão de professoras psicólogas, contribuindo para o engrandecimento da Instituição Policial por ser uma das primeiras delegacias do interior a oferecer esse serviço.

Na última sexta-feira (11) a Polícia Civil recebeu 10 viaturas modelo Parati com foram distribuídas para as seguintes localidades: Cedro, Itapissuma, Cruz de Rebouças, Rio Doce, Igarassu, Terra Nova, Paulista, Serrita, Salgueiro e Abreu e Lima.

Estiveram presentes a solenidade além do governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra, o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva, Comandante Geral da Polícia Militar, cel Iturbson Agostinho dos Santos, Cel José Lopes do Departamento de Operações da PM, comandantes das áreas do Agreste, Sertão e Mata Sul, além do chefe de Polícia Civil, Manoel Carneiro e delegados da área.