28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social presidiu nessa quarta-feira (01), às 8h, no Quartel do Derby, a aula inaugural dos 3.100 novos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Pernambuco. O curso segue a linha de ação do plano estadual de segurança pública Pacto pela Vida, que no tocante a formação aparece como o eixo fundamental no processo de mudança das instituições em longo prazo.

Durante a solenidade, o Governador Eduardo Campos frisou a importância da disciplina, da dedicação e da determinação no serviço público. "Ao entrarmos na instituição, devemos continuar com o mesmo esforço com o qual entramos. Se aquilo não lhe satisfaz como tarefa, procure reencontrar a força que o trouxe e vá adiante. Faça outro concurso, mas não deixe morrer dentro de você a fé na capacidade de contribuir para uma sociedade melhor, um Estado mais equilibrado, um serviço público que efetivamente seja respeitado pela população; e isso não depende dos secretários, dos seus chefes, do governador, depende de cada um de nós, servidores públicos, da capacidade de fazer um serviço público respeitado".

Para o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva a chegada desses novos alunos é mais uma prova do compromisso firmado pelo Governo, para com a segurança de toda a população pernambucana. “Em breve todos vocês estarão nas ruas e o nosso maior desejo é de que todos aqui tenham êxito e através do trabalho em equipe possam continuar nos ajudando a bater as metas do Pacto Pela Vida", completou.

Com a palavra e bastante emocionado, o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel José Lopes salientou o quanto o policial vem sendo valorizado em sua profissão. ”Antes ao ingressar na carreira militar, o aluno entrava como soldado e saia como soldado, hoje graças ao compromisso e o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado com o Plano de Cargos e Carreiras, Pernambuco foi o primeiro Estado brasileiro não apenas a valorizar o policial, mas também proporcionar ao mesmo a ascensão profissional” finalizou. Ao todo são meses de curso incluindo o estágio supervisionado e entre as disciplinas estão Direitos Humanos, Legislação, Abordagem, Técnicas de Tiros, dentre outras.

Desde a criação do Pacto pela Vida, já foram investidos R$ 2 bilhões e criados 138 projetos, que abrangem desde reforma de instituições policiais e prisionais até programas de prevenção social de combate a violência. Entre os investimentos estão a aquisição de 263 viaturas foram adquiridas e mais 1.057 alugadas aumentando assim, as frotas das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Além de viaturas, em 2007, 542 oficiais militares foram promovidos, sendo a maior promoção na história de Pernambuco.

O Governo também reformou e construiu novas delegacias especializadas da mulher e do idoso, a nova sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aumentando de 32 para 231 profissionais no seu efetivo. O fato é que a violência em nosso Estado, nunca foi tão combatida com tanta seriedade e inteligência, como nos últimos dois anos e o resultado desse trabalho é a redução de 14,1% dos crimes contra o patrimônio e de 11,4% dos furtos na Região Metropolitana, além, da redução de 6,4% nos últimos quatro meses do número de homicídios em todo o Estado. Isso significa que de dezembro de 2008 à março de 2009 houve 83 vítimas a menos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essas e muitas outras são apenas alguns dos resultados conquistados com Pacto pela Vida, que a médio e longo prazo vem sendo reconhecido como política-modelo por instituições como o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, bem como entidades de prestígio social. Também estiveram presentes na solenidade o Diretor Geral de Operações da PM Coronel Tavares Lira, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Carlos Casa Nova, o Ouvidor da SDS Thomas Edson, dentre outras autoridades.