28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Considerada uma das etapas finais de um dos cursos mais difíceis na carreira militar, 21 alunos do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Pernambuco, participaram durante toda à tarde da última terça-feira (06), em Enseada dos Golfinhos, no município de Itamaracá, de uma simulação de assalto e resgate de refém.

Através de uma simulação real de como agir numa situação de assalto e resgate de possíveis reféns, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática tudo que já foi visto em seus três meses de curso. Instruídos durante todo o treino, a simulação também viabilizou aos participantes tirar dúvidas e receberem instruções de como chegar, contornar e resolver a situação.

O curso tem a duração de quatro meses e é dividido em quatro fases. A primeira, de rusticidade, onde é abordada a instrução tática individual, natação utilitária, primeiros socorros e sobrevivência. A segunda é a policial, onde é visto os procedimentos de abordagem a pessoas e veículos, resgate em altura, combate a incêndio, defesa policial dentre outros. Para esta terceira fase, os alunos são instruídos sobre a questão de ações táticas, resgate de reféns, gerenciamento de crises, montanhismo, negociação, segurança de autoridades, dentre outras. Já na quarta e última fase, os alunos participarão de operações rurais, urbanas, ribeirinhas, além de sobrevivência na área da caatinga.

Segundo o Capitão e um dos instrutores do curso, Walter Benjamim, o COPE é a única tropa no Estado autorizada a agir em situações de resgate de reféns. " É uma maneira de avaliar a conduta e as ações tomadas pelos alunos diante de tal situação. Esse é o momento em que eles podem errar e conseqüentemente corrigirem seus erros, obtendo total êxito", disse.

O tenente Evandro Bezerra, de 35 anos, que veio do Acre para realizar o curso informou que é gratificante participar do curso. "A experiência está sendo além do esperado, apesar do Acre não realizá-lo esse treinamento é uma forma de aprimorar e adquirir conhecimentos". Dentre os alunos que realizam o curso um é do Estado do Maranhão e outros dois do Mato Grosso.