O chefe da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti e o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, receberam, nesta quarta-feira (07/01), o prefeito de Itamaracá, Rubens Catunda, para explicar o andamento do processo de retirada dos presídios da Ilha e esclarecer as medidas de segurança que devem ser adotadas durante o período do verão visando dar mais tranqüilidade e conforto aos moradores, turistas, veranistas e comerciantes do município do Litoral Norte pernambucano.

No que diz respeito às medidas de segurança na Ilha durante o período de veraneio, serão implementadas ações de reforço do efetivo do Corpo de Bombeiros e das polícias militar e civil. “Vamos dar tratamento especial à circulação e ao disciplinamento dos carros de som, além de estabelecer, junto com a prefeitura, um cronograma dos eventos previstos para a Ilha”, explicou Servilho Paiva.

Amanhã, representantes da prefeitura de Itamaracá e o comandante-geral da Polícia Militar, José Lopes de Souza, se reúnem para discutir mais detalhadamente as ações de disciplinamento do verão na Ilha.

Presídios - A área de 1.600 hectares que hoje abriga as penitenciárias Barreto Campelo, Agroindustrial São João e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico deve ser desapropriada em breve. “O governador deverá assinar o decreto de retirada dos presídios até o final do mês de fevereiro”, antecipou o Cel. Mário.

O local já está despertando interesse de grupos hoteleiros internacionais que vêem na Ilha um local apropriado para a implantação de um resort. Da área total, 1.100 hectares serão obrigatoriamente preservados, enquanto os outros 500 hectares restantes ficarão destinados para a construção.