28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

“Tráfico de Pessoas: o protagonismo juvenil no enfrentamento a esse crime”. Esse foi o tema da I Oficina Vivencial realizada nessa terça-feira (18), das 13h30 às 16h30 e das 19h às 21h, na Escola Estadual José Maria, em Santo Amaro. O encontro faz parte da ação Governo Presente, que através da Secretaria de Defesa Social incentiva a participação dos jovens no enfrentamento a esse tipo de delito, além de promover o acesso à educação, esportes, cidadania, lazer e cultura às comunidades carentes.

Durante o encontro, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental discutiram a temática, através de atividades práticas como a produção e a apresentação de cartazes abordando o tema. Além dessas atividades, os alunos receberam material educativo sobre o tráfico de pessoas e tiveram a oportunidade de aprender “Técnicas de apresentação pessoal e vivenciais acerca do assunto.

Uma oportunidade única e bem proveitosa, segundo a aluna Aline Martins da Silva, da 8ª série, de 15 anos. Para ela as atividades realizadas durante a oficina servem de alerta para que os jovens não sejam vítimas desse tipo de crime. “São informações que nem sempre temos acesso em sala de aula, por isso é importante conhecer e aprender sobre as causas e conseqüências desse crime”, disse.

Assim como Aline, Antônio Carlos Vasconcelos de França, de 15 anos, também da 8ª série, destacou a importância de discutir o tema em sala de aula. “Não tinha noção de como acontece e é grave o tráfico de seres humanos, por isso, tudo que foi visto durante as atividades serve como alerta para que tenhamos cuidados com as propostas que nos forem feitas”, finalizou.

Segundo o coordenador do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Ricardo Lins, outro objetivo é fazer com que os jovens, através de ações preventivas despertem para esse grave problema e ao mesmo tempo contribua como “multiplicadores”, nas escolas onde estudam e até mesmo na comunidade onde vivem, repassando para os familiares, vizinhos e amigos como podem ajudar no enfrentamento a esse tipo de crime. “Essas ações acontecerão de forma permanente, onde será criada uma agenda para dar continuidade às atividades”, explicou.