Lideres comunitários de diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife se reuniram nesta quarta-feira (05), no auditório da Secretaria de Defesa Social - SDS com representantes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci, para discutir a questão da segurança pública nas comunidades.

Para o consultor regional do Pronasci do Ministério da Justiça, Marcílio Brandão, projetos como a Mulher da Paz (que consiste em monitorar as ações do governo e da população nas comunidades), e o Protejo (mais voltados aos jovens), irão ajudar a reduzir a violência e aumentar a auto-estima das pessoas que vivem nas comunidades carentes. “A idéia base é integrar jovens, famílias e a comunidade”, completou Marcílio.

Vários órgãos federal, estadual e municipal irão se unir para pôr em prática ações sociais com a finalidade da redução da violência nessas comunidades. Segundo estudos de ONGs, jornalistas, faculdades federais e órgãos governamentais, as comunidades do Coque, Santo Amaro, Ibura e Iputinga necessitam de maior atenção, por isso foram escolhidos primeiramente para implantação dos projetos.

A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Carla Meneses, também esteve presente na reunião e comentou sobre vários projetos que já estão em andamento. Além disso, a secretária fez questão de frisar a importância da integração da sociedade e órgãos governamentais. “No próximo ano os governos estadual, federal e municipal realizarão a Conferência do Conselho Estadual de Segurança, para discutir a questão da segurança pública nas comunidades”, garantiu.

O líder da comunidade de João de Barros, Geri Laurentino, reconheceu e elogiou a atuação do gerente de ações comunitárias da SDS, João Evangelista. “Ele é uma das pessoas mais importantes. No momento em que a nossa comunidade precisou do trabalho dele, ele nos ajudou. João Evangelista esteve sempre presente”, destacou.

Também participaram da mesa, o assessor de ações comunitárias do Ministério da Justiça e do Pronasci, Celso Albericir, além da ouvidora da SDS e gestora do Pronasci em Pernambuco, Amparo Araújo.