28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

A partir da próxima segunda-feira (10), oito motos-resgate irão integrar o serviço especial de resgate na Capital e RMR. Às 8h, no Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar, localizado no Varadouro, em Olinda, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casa Nova, implantará oficialmente o serviço no Estado.

O objetivo é reduzir o tempo resposta no atendimento às vitimas de acidentes, o que diminuirá significativamente o número de mortes no trânsito da cidade. A moto-resgate chegará mais rápido ao local do acidente, agilizando os primeiros socorros e estabilizando o quadro da vítima até a chegada da viatura que a conduzirá para um hospital.

Para isso, as motos estarão equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, anti-sépticos etc. Em cada moto haverá também um extintor para que o socorreste possa atuar caso haja princípio de incêndio em veículos envolvidos em acidentes.

A expectativa é que esse novo serviço seja um sucesso, assim como tem sido a utilização de motos da feira de Caruaru e no Projeto Bombeiros Amigos do Peito (BAP). Desde 2001, esse tipo de atendimento é realizado em Caruaru. Como os bancos de mercadorias interrompem o acesso às ruas, as motos facilitam a chegada rápida dos bombeiros ao local do acidente. Já no BAP, implantado em 2000 numa parceria com o Governo do Estado para o programa de redução da mortalidade infantil, os bombeiros fazem o transporte do leite materno da casa da doadora até as unidades de saúde.

Fonte: CBMPE