28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

“Além do ingresso na vida acadêmica militar, a entrega do Espadim representa também, um legado de história e tradição cuja representatividade invade a alma, satisfaz o ego e evidencia o orgulho. E apesar de todas as dificuldades é nessa hora que percebemos o resultado do nosso esforço”. Foi assim, que o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva iniciou seu discurso parabenizando os 65 alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, que aconteceu na manhã da última terça-feira (28), às 9h, na Academia de Polícia Militar do Paudalho.

A entrega do Espadim Tiradentes, assim chamado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” - patrono de todas as polícias militares do Brasil - simboliza a autoridade, a honra e a dignidade, como referência e culto a memória do Mártir da Inconfidência Mineira. A “arma símbolo” dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais representa o ingresso na vida acadêmica militar. O Espadim foi entregue a cada um dos cadetes que permanecem com ele durante os três anos de curso até a conclusão e promoção de Aspirante à Oficial.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Casa Nova, depois de formado, o aluno devolve o Espadim e recebe a Espada. Até lá, em regime de semi-internato, o futuro oficial recebe instruções jurídicas, profissionais, militares, gerais, primeiros socorros, dentre outras, proporcionando o conhecimento e a prática necessária para o desempenho de suas atividades operacionais e administrativas, quando bombeiro. O ingresso dos oficiais faz parte de uma das linhas de ações do Pacto pela Vida, desenvolvido pelo Governo do Estado e com isso espera incrementar a corporação valorizando os profissionais e seu trabalho.

O comandante informou ainda que o Curso de Formação de Oficiais não é meramente a formação de servidores públicos. A partir de agora, a responsabilidade de cada um só tende a aumentar e cabe a cada um se manter firme e consciente de que sua responsabilidade é com a sociedade, salvando vidas. “A existência de vocês garante a continuidade do trabalho e proteção de todos”, afirmou Casa Nova.

Assim como ele, o Comandante do Campus de Ensino Mata, Luís Aureliano de Barros, ressaltou que hoje nas ações de Defesa Social no Estado, a integração dos órgãos responsáveis pela segurança pública já é uma realidade. E no Campus de Ensino Mata podemos observar isto, onde policiais e bombeiros militares dividem o mesmo espaço, tendo a mesma formação militar e cultivando amizades para o resto da vida. “De fato a jornada a seguir é longa e árdua, por isso, cada minuto aqui dentro deve ser honrado, é preciso que cada um dê o melhor de si, mesmo porque não há glória sem sacrifício”, disse.

Durante a solenidade também estiveram presentes, o Comandante Geral da Polícia Militar Coronel José Lopes, o Gerente Geral de Articulação Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano, o Diretor Geral de Operações do Corpo de Bombeiros Coronel Edemírio Bernardo, o Chefe Adjunto da Casa Militar do Governo do Estado Coronel Alexandre Carvalho, dentre outras autoridades.