Estudantes do Ensino Médio da Escola Aníbal Fernandes, localizada no bairro de Santo Amaro, participaram nesta segunda-feira (20) da I Oficina Vivencial sob o tema “Tráfico de Pessoas: o Protagonismo Juvenil no Enfrentamento a esse Crime”. O evento - realizado pela Secretaria de Defesa Social, através da Unidade de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos - tem a finalidade de promover a reflexão e o debate acerca do tráfico de pessoas, além de estimular a participação dos jovens no combate a este tipo de delito.

Durante o encontro, orientados por duas psicólogas, uma professora e por uma equipe da SDS, 23 adolescentes tiveram a oportunidade de aprender técnicas vivenciais com relação à temática além de participarem de debates acerca do assunto. Para a estudante do 1º ano, Aline da Silva Dorneles, 15 anos, este tipo de ação é muito importante para os jovens. “Deveria existir mais oficinas, mais informações aqui no colégio a respeito do tema”, declara.

Na ocasião foram desenvolvidas atividades das quais incentivaram os alunos a uma reflexão do mundo do tráfico. Também foi distribuído material educativo para o enfrentamento e combate a este tipo de delito. Aline Conceição Souza, 17 anos, estudante do 3º ano, informou que gostou do livro. “Ele é bastante interessante. Serve para alertar o público dos perigos do tráfico de pessoas”, expressa.

De acordo com Ricardo Lins, coordenador do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, o intuito da iniciativa é fazer com que os jovens, informados sobre a temática, possam ser protagonistas e multiplicadores dentro da escola. “Até Julho de 2009 serão realizadas oficinas e palestras em todas as escolas do Estado”, destaca.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Aníbal Fernandes, Rosélia Ferreira, ressalta que é necessário discutir temas polêmicos. “Com essas oficinas os alunos terão a informação correta. Isso serve para deixá-los alerta da real situação em que vivem, bem como a família”, salienta ao informar que eles serão multiplicadores dentro da sala. “Eles repassarão o assunto para os colegas de classe e esse conteúdo servirá para avaliação escolar”, completa a educadora.

Segundo a psicóloga Carolina Oliveira, a iniciativa serve para a divulgação do tráfico de pessoas. “A ação deve estar provocando nos jovens um protagonismo. Eles podem ser multiplicadores dessas informações para o combate e o enfrentamento ao tráfico, não só de seres humanos, mas de drogas e violência em geral”, finaliza.

Esta é mais uma iniciativa prevista no plano estadual de segurança pública – Pacto Pela Vida - que tem como meta realizar campanhas de informações educacionais sobre o tráfico de pessoas em escolas. A II oficina acontecerá na próxima quarta-feira (22), das 8h às 11h, na Escola Estadual Olívio Montenegro, situada no bairro de Campo Grande.