Com a finalidade de cumprir 16 mandados de busca e apreensão, foi realizada na madrugada desta terça-feira (14) nos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico e Casa Caiada, em Olinda, a “Operação Esforço Integrado V”. A ação envolveu 78 policiais, entre civis e militares, e resultou na detenção de cinco pessoas. A iniciativa é o resultado de um trabalho de investigação realizada há cerca de um mês pelo serviço de Inteligência das polícias Civil e Militar, além de denúncias realizadas pelo Disque-Denúncia.

Das cinco pessoas detidas para averiguação, duas delas foram liberadas, uma responderá a um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e duas foram autuadas em flagrante delito. De acordo com o delegado Derivaldo Falcão, titular da Delegacia de Rio Doce, Marcílio Santos da Silva, 20 anos, e Cristiano José da Silva, 18 anos, serão conduzidos ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) por porte ilegal de munição e cultivo de maconha. Foram apreendidos com os acusados um aparelho celular, três chips de telefonia móvel, documentos, uma chave de um veículo, dois papelotes de maconha, além de dois pés da droga que estavam plantados na residência de Marcilio.

O comandante do 1º BPM tenente-coronel Flávio Vieira destaca que a tentativa da redução à criminalidade se dá com a contribuição da sociedade, através de denúncias realizadas pelo Disque-Denúncia. “Este é um instrumento que a população dispõe para ajudar a polícia, seja a Civil ou a Militar, na identificação do crime ou pessoas que tenham conduta criminosa”, enfatiza, acrescentando que tanto a sociedade olindense quanto a da Região Metropolitana tem contribuído através deste mecanismo para que a polícia melhore a sua atividade.

Esforço Integrado – As quatro operações realizadas nos meses de Maio, Julho e Agosto deste ano, em Olinda, possibilitaram a prisão de 51 pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas, assaltos e homicídios na localidade.