28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pacto pela Vida recebe apoio de peso no Agreste

Geral

Numa solenidade prestigiada por lideranças municipais da região Agreste, secretários de Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e diversos segmentos da sociedade o governador de Pernambuco, Eduardo Campos recebeu durante a realização do 1º Seminário "Municípios pela Vida", em Garanhuns um apoio de peso ao Pacto Pela Vida. Os 54 prefeitos da região representados pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Eudson Catão se comprometeram a contribuir de alguma maneira para a implementação das metas para a redução da violência no Estado.

Muito aplaudido quando citou, num auditório lotado, alguns exemplos de experiências para a redução da violência em cidade como Minas Gerais que só começou apresentar resultado alguns anos depois e com um percentual inferior ao de Pernambuco, o governador Eduardo Campos falou dos esforços que estão sendo empreendidos como aumento de efetivo através de concursos, aquisição de viaturas, desarticulação de grupos de extermínio e, principalmente ações de prevenção junto às crianças e adolescentes. "Com apenas um ano de programa conseguimos reduzir o índice de homicídios em 7% o que representa um total de 282 vidas poupadas e que é sem sombra de dúvidas uma vitória para o povo pernambucano".

Apesar do resultado, Eduardo Campos disse que sem o apoio intensivo dos municípios o impacto não será o desejado. Em resposta a convocação do aliado, o presidente da Codeam Eudson Catão, também prefeito de Palmeirina destacou a necessidade da integração de todos os poderes para dar mais agilidade à implementação das metas previstas no Pacto. "O governador pode contar com os municípios do Agreste Meridional nesta luta". Pessoalmente, ele informou que irá contribuir melhorando a iluminação pública, criar novas áreas de lazer e fortalecer a guarda municipal em Palmeirina.

Para o governador, primeiro tem que haver uma decisão política contra a violência por parte dos gestores municipais. "Depois disso, estamos abertos a fazer parcerias e buscar recursos de fontes que às vezes os prefeitos desconhecem que existem". Entres os investimentos Eduardo citou projetos em iluminação pública, jornada extra nas escolas nos finais de semana e urbanização em áreas com maiores índices de violência. "Já temos exemplos de resultados positivos em cidades como Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina", informou.

O seminário contou com dois momentos. O primeiro iniciado às 8h30 com a participação do vice-governador João Lyra Neto que exibiu os resultados do programa Pacto Pela Vida, enaltecendo a parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Assembléia Legislativa, algumas prefeituras e a própria sociedade.

Ele anunciou a aquisição de mais 600 veículos de médios e pequenos portes locados num maior investimento já feito na história da polícia de Pernambuco. O segundo teve início às 12hs com apresentação de slide do representante do Ministério da Integração sobre a Adutora do Agreste orçado em mais de R$ 1,3 bilhão, numa área de 1.100 quilômetros de extensão que irá levar a água trazida pela transposição do São Francisco a 1,9 milhão de pessoas de 70 cidades e outras 80 distritos, incluindo a zona rural."

O evento foi realizado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Codeam com o intuito de construir alianças para a implantação de parcerias em culturas de cooperação na territorialidade do Agreste Meridional Pernambucano. O seminário contou com a participação de pelo menos 50 representantes de prefeitura que compõem o Agreste Meridional como Águas Belas, Agrestina, Altinho, Alagoinha, Brejão, Bom Conselho, Cachoeirinha, Caetés, Guaranhuns, Canhontinho, Inajá, Ibimirim, Cupira e tantos outros.

Participaram do seminário o governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra Neto, o secretário de Defesa Social Servilho Paiva, o prefeito de Garanhuns Luiz Carlos, o presidente da Codeam Eudson Catão, o Vice-presidente da Tribunal de Justiça de Pernambuco Jones Figueiredo, o Procurador Geral de Justiça, Paulo Varejão, o Deputado Estadual Isaias Régis, o professor Ivan Melo representando o reitor da UFPE Amaro Lins, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Alex Norat, o chefe da Assessoria técnica da Vice-Presidência da República Francisco Sarmento representando o Ministro da Integração Nacional, o presidente da Compesa João Bosco e o presidente da Amupe Frederico Moreira, dentre outros.