Distante 40 quilômetros do Recife, o município de Paudalho, Mata Setentrional de Pernambuco se tornou por uma semana palco das ações do programa Ciranda de Ações Preventivas através de seus projetos Resgatando Cidadania e Juventude em Alerta e, nesta sexta-feira (16), fará uma grande caminhada pela Paz. A caminhada será encerrada no Pátio de Evento da cidade e contará com a presença de autoridades locais. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social dentro da linha de ação do Pacto pela Vida.

As atividades na cidade tiveram início na última segunda-feira (12), pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, e apenas no primeiro dia, conseguiu beneficiar 1.500 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens das escolas municipais e estaduais. Eles tiveram a oportunidade de assistir a palestras e oficinas com temas voltados para a defesa social como violência doméstica contra a mulher, criança, adolescente, preservação ambiental, prevenção ao uso de drogas e muitos outros.

As atividades irão se estender até segunda-feira (19), quando o projeto Resgatando Cidadania - uma ação cívico-social que busca a participação comunitária através de um amplo processo de mobilização com os órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social - estabelecer parcerias com outras secretarias dos governos municipais e estadual e Poder Público, melhorando a qualidade de vida das comunidades carentes.

O Resgatando Cidadania acontecerá no distrito de Chã de Cruz, em Paudalho, onde serão emitidos documentos gratuitos como carteira de identidade e de trabalho além dos serviços de xérox e fotos 3x4 para documentação.

Idosos - Os idosos também tiveram participação importante durante a realização do programa. Eles assistiram palestra com o tema "Envelhecimento com Qualidade de Vida". "Foi uma festa todos ficaram empolgados com a nossa presença e nos solicitaram o retorno tão logo fosse possível", disse João Evangelista, gerente de Articulação Comunitária da SDS.

Participaram dos eventos além da comunidade, professores e alunos das escolas: Municipal de Guadalajara, Eliza Fidelis da Silva, Maria de Fátima, Manoel da Rosa, Municipal Junco, Confederação do Equador, Herculano Bandeira, Antônio Fagundes, Monsenhor Landelino Barreto Lins e Municipal Tancredo Neves.