28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

O enfrentamento ao racismo institucional no âmbito da Secretaria de Defesa Social foi amplamente discutido ontem, 13 de maio, quando a abolição da escravatura completou 120 anos. O evento aconteceu durante a realização do I Seminário Pacto Pela Vida: Enfrentando o Racismo Institucional no âmbito da SDS realizado no Fórum Des. Rodolfo Aureliano pelo comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).

O evento foi promovido pelo governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social por intermédio da Gerência Geral de Articulação Institucional e Comunitária. O objetivo foi sensibilizar os integrantes dos órgãos operativos da SDS demonstrando que existe um preconceito histórico e para melhorar as condições interpessoais da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Para o secretário executivo do Cepir, Jorge Arruda o encontro foi importante para tentar mudar o tratamento da polícia no momento da abordagem. "Em operações policiais é comum observar que a maior parte das pessoas abordadas é de cor negra e, em geral, pertence a comunidades carentes".

Segundo o coronel Ricardo Santos, que representou a Secretaria de Defesa Social no evento, o objetivo da capacitação é também transformar os participantes em agentes multiplicadores