28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Quatro laudos periciais em DNA Forense foram divulgados nesta sexta-feira (02/05) pela Secretaria de Defesa Social através do Instituto de Criminalística da Polícia Científica. Todos com resultados positivos. Com um total de mais 30 exames para serem realizados, o gerente Geral de Polícia Científica Francisco Sarmento Filho prometeu que eles serão concluídos até o final de junho e anunciou para 2009 a construção de um Laboratório de DNA em Pernambuco.

Dois dos exames foram das vítimas de um acidente ocorrido na Serra das Russas em abril deste ano, cujos corpos ficaram carbonizados. As vítimas foram identificadas como Evson Ferreira da Silva e Mário Alves dos Santos. Com a identificação das vítimas os laudos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal para que sejam liberados para sepultamento.

Os outros dois exames foram solicitados pelas autoridades policiais de Garanhuns. Um foi para identificar o empresário Felipe Bradley Alves Bachmann, vitima de um acidente em Fevereiro deste ano, cujo corpo foi encontrado carbonizado. "Havia dúvida com relação ao corpo sepultado sendo preciso a exumação para a realização do DNA que comprovou o resultado", informou a perita criminal Sandra Santos. O outro exame identificou Djailson Pimentel de Vasconcelos, também de Garanhuns que se encontra desaparecido desde novembro do ano passado.

O exame de Djailson Pimentel, segundo a perita, foi realizado através de um pingo de sangue encontrado em uma pedra no local provável onde ele sofreu alguma agressão. No caso do empresário o material utilizado para o exame foi um terço do superior do fêmur totalmente carbonizado.

Já os dos dois corpos no acidente da Serra das Russas o material biológico utilizado foi o músculo cardíaco carbonizado.

Segundo Francisco Sarmento os exames foram realizados no Laboratório de DNA Forense da Polícia Técnica da Bahia tendo tendo em vista Pernambuco não dispor de um laboratório para realização desse tipo de exame. "A prioridade para a realização dos exames é de corpos que aguardam a liberação no IML" segundo a perita criminal Sandra Santos. Tendo em vista a dificuldade na realização desse tipo de exame já está pronto o projeto da construção de um laboratório em Pernambuco orçado em R$20 milhões. "Estamos encaminhando o projeto para a Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp para depois de aprovado seja liberada a verba", informou o gerente Geral de Polícia Científica, Francisco Sarmento.

Também estiveram presentes durante a coletiva para divulgação dos laudos, a ouvidora da SDS Amparo Araújo, o Gestor do Instituto de Criminalística, Evson da Costa Lira e o perito criminal que também viajou a Bahia Carlos Antônio de Souza.