Governo do Estado e Faculdade dos Guararapes firmam convênio

Numa parceria do governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social e Faculdade dos Guararapes foi firmado nesta terça-feira (22) o Convênio de Cooperação Técnica, Administrativa, Acadêmica, Educacional, Científica para a disponibilidade de salas e equipamentos para a realização do Curso de Formação da Policia Civil para os aprovados no concurso público de 2006.

Serão 25 salas climatizadas que irão abrigar 1.425 alunos sendo 165 candidatos aos cargos de delegados, 800 para agentes e 460 escrivões. O curso terá início no próximo dia 02 de maio a 31 de julho. Vinte e duas turmas serão formadas sendo duas para os cargos de delegados, 12 para agentes e oito para escrivões. As aulas serão ministradas no período da manhã e tarde.

Os candidatos participarão de uma grade curricular extensa com mais de 30 disciplinas dentre elas estão: Estrutura e Competência da Secretaria de Defesa Social; Fundamentos da Gestão Comunitária Integrada; Sistemas Informatizados; Sistema de Segurança Pública no Brasil dentre outros e, na área profissionalizante as cadeiras de Arma de Fogo; Noções de Inteligência Policial; Papiloscopia Policial, Direito Penal e Processual Aplicada a Atividade Policial; Criminalística Aplicada a Segurança Pública.

Durante a solenidade de assinatura o secretário de Defesa Social Servilho Paiva informou que o governo do Estado se sente gratificado com essa parceria não apenas pela cessão das salas, mas pela contribuição que o setor privado vem dando a segurança pública de Pernambuco. "Temos quatro academias e ao mesmo tempo não temos nenhuma porque elas não comportariam o quantitativo dessas pessoas para a realização do Curso de Formação". Ele informou ainda que além formar esses candidatos outros investimentos também serão realizados, citando os gastos com a Bolsa Formação cujo montante são de R$ 4 milhões.

"Essa é a primeira vez que a Secretaria de Defesa Social utiliza as dependências de uma faculdade para a realização do Curso de Formação por dois motivos. Primeiro porque as academias da SDS estão passando por reformas e segundo por não comportar o quantitativo de pessoas que estão sendo formadas". Informou a Diretora em Exercício do Campus de Ensino Recife e chefe da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento Margareth Carvalho.

O Diretor Geral da Faculdade dos Guararapes, Ademir Rodrigues Vendramini informou estar satisfeito em poder contribuir de alguma forma com a defesa do cidadão e "sinto-me orgulhoso pela preferência e coloco nossas dependências e funcionários à disposição de todos que fazem a Secretaria de Defesa Social". A Faculdade dos Guararapes, localizada à Rua Comendador José Didier, 27 em Prazeres - Jaboatão dos Guararapes possui excelentes instalações. Com oito laboratórios de informática, dois auditórios, três quadras poliesportivas, praça de alimentação, mega-biblioteca e 47 salas totalmente informatizadas.

A faculdade é integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, a maior e mais importante rede de universidades do mundo mantendo intercâmbio com 16 países.

Estiveram presentes à solenidade de assinatura do convênio o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva, o Diretor Geral da Faculdade dos Guararapes professor Ademir Rodrigues Vendramini, o Diretor Administrativo e Financeiro da faculdade , professor Antônio Carlos, o Diretor Jurídico da faculdade, professor Antônio Maciel, além do Chefe Geral da Polícia Civil, Manoel Carneiro, subchefe geral da Polícia Civil, Francisco Jardim, a Diretora e Exercício do Campus de Ensino Recife Margareth Carvalho e o Gerente Geral de Articulação Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano Cysneiros.