Com o tema "Juventude, Polícia e Direitos Humanos", a Secretaria de Defesa Social, por meio da Gerência Geral de Articulação Comunitária, promoveu, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, uma apresentação de projetos que desenvolve no combate à criminalidade. Cerca de 500 jovens visitaram o local para conhecer detalhes dos programas.

Com a iniciativa o Governo do Estado pôde constatar que os jovens acreditam nos programas de prevenção. Pelo menos, cerca de 115 municípios do Estado estiveram presentes ao evento e seus representantes visitaram os estandes da mostra. Para o secretário Executivo da Defesa Social, Cláudio Lima, que participou da solenidade de abertura, a prevenção é um modelo eficaz de fazer segurança pública.

A programação foi organizada pelo Governo do Estado com a participação das secretarias Especial da Juventude e Emprego e de Defesa Social. A proposta básica da iniciativa foi promover, divulgar e dar visibilidade aos programas e projetos voltados à juventude, desenvolvidos pelos órgãos operativos e Ouvidoria de Polícia. Dentre os programas apresentados aos visitantes, estão o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Ciranda de Ações Preventivas além dos seus dois grandes projetos como Juventude em Alerta e Resgatando Cidadania.

Esses programas foram apresentados através de um painel de fotografias e exibição de um vídeo mostrando a realização das ações de caráter preventivo. De acordo com o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, no caso do vídeo, o que se pretendeu foi mostrar a trajetória da gerência nos municípios de Salgueiro, Lagoa Grande, Floresta, Caetés, Garanhuns, Belém de São Francisco, Cabrobó e diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife, onde as ações são executadas com bastante êxito.

Balanço - Dentro das políticas públicas de segurança vinculadas ao Pacto Pela Vida, cujo objetivo é desenvolver ações educativas preventivas, sociais e culturais de controle à violência e à criminalidade em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social, através da Gerência Geral de Articulação Institucional e Comunitária, fechou o ano de 2007 com um balanço positivo.

Em dezembro, foram realizados seminários regionais, nos municípios de Salgueiro, no Sertão, e no Recife. Nesses encontros, foi discutida a importância dos programas preventivos e o modelo de gestão integrada. Ao mesmo tempo, foram levadas adiante ações comunitárias em áreas carentes.

Esse trabalho, é realizado no âmbito dos Programas Ciranda de Ações Preventivas pela Gerência Geral de Articulação Institucional e Comunitária. Foram ao todo nove edições nas seguintes localidades: Ilha de Deus, Alto José do Pinho, Curado II e IV, Cajueiro Seco, Santo Amaro e em áreas de Itapissuma, Paudalho, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe; Ipojuca, na Região Metropolitana; e em Salgueiro, Mirandiba, Moreilândia e Serrita, no Sertão. Ao todo foram beneficiadas pelo programa 47.432 pessoas.

Ainda dentro da mesma linha de trabalho, mas como parte do programa Resgatando Cidadania, que consiste em uma ação cívico-social que busca a participação comunitária através de um amplo processo de mobilização, foram realizados 12.321 atendimentos em quarenta e duas localidades no Estado. Os serviços incluíram a emissão de carteiras de Identidade, de Trabalho, Certidão de Nascimento e de outros documentos.