Um encontro que reuniu o governador em exercício João Lyra, o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Servilho Paiva, o procurador regional do Trabalho, Pedro Serafim e o presidente do Comitê de Combate ao Tráfico de Pessoas, Humberto Vasconcelos serviu para anunciar a implantação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento e combate ao tráfico de pessoas.

O governador em exercício João Lyra externou a sua confiança no programa, dizendo sentir-se satisfeito pelo trabalho realizado. Ele informou estar feliz por pertencer a um Governo que está não só tirando as obras de desenvolvimento econômico do papel, mas fundamentalmente instituindo políticas públicas que vêm enfrentar a questão da violência como um dos mais graves problemas da atualidade.

Para o Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Filho o decreto de instituição das políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco é fruto das ações conjuntas do Governo, sociedade civil e organismos internacionais para enfrentamento desse problema, fazendo valer os compromissos de uma intervenção integrada e de estratégias conjuntas.

O Secretário de Defesa Social Servilho Paiva disse que o tráfico de pessoas viola a dignidade da pessoa humana e transforma o ser humano em uma mercadoria que pode ser vendida e revendida no mercado nacional e internacional, o que caracteriza uma nova forma de escravização de pessoas. Ele acrescentou também que o tráfico de pessoas no Brasil tem por objetivo, principalmente a exploração sexual, o trabalho escravo e a remoção de órgão sendo as principais vítimas mulheres, crianças e adolescentes. Segundo o presidente do Comitê de Combate ao Tráfico de Pessoas Humberto Vasconcelos a necessidade da implantação deste plano como ferramenta para combater o tráfico de seres humanos foi um trabalho conjunto que foi discutido entre Governo do Estado e população. "É uma vitória de uma caminhada longa e de uma construção democrática". Disse.

O procurador regional do Trabalho Pedro Serafim informou que Pernambuco foi pioneiro na criação do comitê estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas e que a partir desta iniciativa diversos Estados e nações poderão também se beneficiar. Para ele, essa política com certeza vai repercutir em outros governos e outras sociedades