Atividade foi voltada para famílias da I Geres. Evento reuniu cerca de 200 pessoas

Para oferecer mais informações às famílias das crianças com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia e ter um momento de escuta qualificada, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia promoveu, nesta sexta-feira (21.07), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, um curso para pais, mães e cuidadores dos 20 municípios que integram a I Gerência Regional de Saúde (Geres), que tem sede no Recife. Profissionais de saúde de diversas especialidades foram convidados para participar do momento, como a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, a fisioterapeuta Ana Patricia Bahe e a fonoaudióloga Ana Carla Freitas. Cerca de 200 pessoas participaram das atividades.

No encontro, foram abordados os seguintes temas: os aspectos psicológicos e a importância da estimulação dos pacientes e orientações sobre a dificuldade de alimentação e linguagem. A Celpe também deu orientações de como as famílias podem solicitar a tarifa social de luz.

“Em 2 anos de aprendizado de uma doença nova, tivemos que estudar bastante para trazer uma melhor solução possível para os portadores e o curso foi importantíssimo para repassar esse conhecimento aos pais e cuidadores. É importante que eles tenham o conhecimento da doença para poder lutar de uma forma positiva pelas necessidades e melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, comentou a neuropediatra,Vanessa Van Der Linden.

“Sabemos da importância do acompanhamento multidisciplinar constante, mas os pais, cuidadores ou responsáveis também podem auxiliar nesse processo no dia a dia da criança”, ressaltou a coordenadora do Núcleo, Laura Patriota, sobre a importância da estimulação em casa. Laura ainda esclarece que “o Núcleo está em funcionamento nas 12 Geres do Estado e o contato com as famílias é constante. Por meio desse diálogo, temos ouvido as demandas e, com isso, tentado solucionar as questões com toda a rede de assistência à saúde, além de dar suporte para que essas famílias tenham acesso as demandas de outros órgãos, como com o INSS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social”.

A expectativa do Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia é que novos cursos sejam realizados para atender os pais e as crianças dos outros municípios pernambucanos.

DADOS – Desde o início das notificações, em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde computou 2.357 casos notificados, sendo 420 confirmados. Hoje, 27 unidades da rede estadual já prestam algum tipo de atendimento relacionado à microcefalia, espalhadas por todas as Regiões do Estado.

NÚCLEO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS – Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu, em maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. Formado por uma equipe de 13 assistentes regionais distribuídos nas 12 Regionais da Saúde, um assistente e um coordenador no Nível Central, é responsável por monitorar e acompanhar, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.

Assim, faz parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Defesa Social, INSS, Programa Mãe Coruja, UMA (União de Mãe de Anjos) e em especial com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborando estratégias para atender as famílias e buscando soluções para as problemáticas já existentes.