Inaugurada a Delegacia da Mulher em Olinda

site39.jpg

site.jpg

site2.png

Governador comandou a solenidade de inauguração da nova unidade, nesta segunda-feira, ao lado do secretário de Defesa Social, Humberto Freire. No início do mês, outra delegacia semelhante foi instalada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó

Com o objetivo de reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira (27.06), a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No início deste mês, ele já havia inaugurado uma unidade semelhante em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Estão previstas ainda, em 2022, as entregas de delegacias da mulher em Salgueiro e Palmares, no Sertão Central e Mata Sul, respectivamente.

“Essa nova delegacia busca aumentar a rede de proteção às mulheres e dar condições para que qualquer mulher que precise, possa contar com esse equipamento para ser acolhida da melhor forma. A violência contra as mulheres não pode ser admitida em nosso Estado, por isso seguimos ampliando as políticas públicas e também garantindo a repressão com unidades como esta”, frisou Paulo Câmara.

As pernambucanas passam a contar, agora, com 13 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina, além da recém-inaugurada em Arcoverde. Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, lembrou do dia em que o projeto de lei para a criação da delegacia foi assinado no Palácio do Campo das Princesas e do comprometimento da Assembleia Legislativa de Pernambuco em aprovar a lei. "Anualmente os investimentos em segurança pública estão aumentando junto com a contratação de novos profissionais, que é o elemento mais importante para as ações de segurança. A gente tem conseguido recompletar as forças de segurança, a exemplo do que aconteceu no Diário Oficial da última sexta-feira, em que foram publicados os atos de nomeação dos novos delegados, peritos papiloscopistas e auxiliares de perito. Graças a essas novas contratações a gente consegue abrir novas unidades e reforçar as unidades que estão precisando. Não tem como deixar de agradecer o governador pela decisão de sempre apoiar a SDS e suas operativas para que a gente possa continuar a implementar as ações do Pacto pela Vida, salvando vidas e reduzindo os feminicídios, como é o escopo dessa unidade nova que estamos entregando hpje", reforçou o secretário.

Adquirido pela Polícia Civil de Pernambuco, o imóvel em Olinda possui área construída total de 604m² e é constituído por três pavimentos, sendo os ambientes distribuídos entre recepção; sala de permanência; duas salas de registro de boletim de ocorrência; uma sala de coordenação setorial; quatro cartórios, sendo um no térreo, para contemplar a acessibilidade; uma sala de medidas protetivas de urgência; dois alojamentos; copa/cozinha; uma sala de escuta especializada; brinquedoteca; banheiro público; banheiros para os servidores; uma sala de custódia; um auditório; um arquivo; além de uma sala de reunião e uma sala de capacitação.

Participaram da solenidade a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Humberto Freire (Defesa Social) e Ana Elisa Sobreira (Mulher); o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o comandante da PM, coronel Roberto Santana; o comandante do CBMPE, coronel Rogério Coutinho; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Roberto; a secretária da Mulher de Olinda, Verônica Brayner; além da delegada Thaís Galba, responsável pela unidade de Olinda, e outros representantes das forças de segurança no âmbito estadual e municipal.