Secretária de Defesa Social prestigia encontro de gestoras estaduais e municipais

f3c413a0-e5c6-4da3-a437-d7678b2488f8.jpg

Evento teve como objetivo fortalecer as políticas públicas para as mulheres numa gestão conjunta entre gestoras estaduais e municipais

Mulheres pernambucanas à frente da administração pública estiveram reunidas, na tarde desta quinta-feira (23/03), para participar do encontro entre secretárias estaduais e gestoras municipais, que aconteceu no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Bastante prestigiado, o encontro foi promovido pela Secretaria da Mulher, Regina Célia Almeida, e contou com a presença da gestora da pasta de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, e da chefe da Polícia Civil, a delegada Simone Aguiar, que estiveram na mesa de abertura do evento.

Presidido pela secretária da Mulher, Regina Célia Almeida, que destacou a importância da presença feminina no Governo do Estado, com 13 secretárias estaduais dentre 27 gestores, o encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as gestoras para a construção de políticas públicas com um olhar especial para as mulheres, com ações e programas específicos, que promovam o resgate da cidadania, da segurança e a equidade entre os gêneros nos mais diversos aspectos.

Primeira mulher a ocupar o comando da Defesa Social em Pernambuco, a secretária Carla Patrícia Cunha destacou a importância das mulheres ocuparem espaços de poder, de liderança e decisão, atuando com legalidade e justiça em meio a uma área tida como predominantemente masculina. Destacou, ainda, as decisões relevantes que vêm sendo tomadas nas diversas esferas do poder federal, estadual e municipal, a exemplo do retorno do Pronasci, que aplica ações sociais de segurança pública, com foco nas ações voltadas para a mulher.

Em Pernambuco, em menos de 3 meses da atual gestão da governadora Raquel Lyra, o lançamento de um pacote de ações demonstrou o compromisso do Governo do Estado com a segurança e o bem-estar das pernambucanas de todas as idades. “Fortalecemos a Patrulha Maria da Penha, com mais seis equipes de rondas apenas na Região Metropolitana; implantamos o serviço de atendimento 24 horas de seis Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, de forma ininterrupta, e estamos treinando nossos servidores para atender e acolher melhor as mulheres, em locais onde não existam essas delegacias; estamos recebendo viaturas do Ministério da Justiça para ampliar a proteção das mulheres e lançamos a primeira policial civil virtual do País: nossa Mari. Além disso, estamos aguardando com expectativa o lançamento do Programa Juntos pela Segurança pela nossa governadora, para que possamos buscar soluções efetivas e eficazes de segurança pública com a ouvida do cidadão e participação ativa dos municípios”, pontuou a secretária. “Mulheres, vocês não estão sozinhas, nós estamos juntas”, finalizou.

A delegada Simone Aguiar, por sua vez, é a segunda mulher a ocupar o cargo de chefe de polícia de uma instituição que tem 206 anos de existência. “As mulheres sempre precisam lidar com a culpa e provar seu valor, o que não é cobrado ao homem. Não estamos buscando lugares diferenciados e nem menosprezando os homens, mas buscando a igualdade. Queremos dar repostas positivas à sociedade pernambucana, por isso a importância de se investir na capacitação dos profissionais, bem como na tecnologia e na empatia. Vamos abrir caminhos nesta gestão para construirmos uma sociedade mais justa e mais segura para todos”, explanou em seu discurso.

Também estiveram presentes no evento a presidente da Amupe, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado; a secretária da Mulher da Amupe e prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo; e ainda as secretárias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal; de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires; de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção a Violência e às Drogas, Carolina Cabral; de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas; de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota; de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti; de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides; além de diversas gestoras municipais.

697f3176-36b5-4426-8193-ed132608c375.jpg

71fdb5e3-2e20-4f80-a4d7-cd88a40b2215.jpg