28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Audiência Pública discute segurança compartilhada nos jogos de futebol

AUDIENCIA PUBLICA FUTEBOL 03122021.jpg

 

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, participou, na manhã de hoje (03), de uma audiência pública, promovida pela Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com o tema “O direito de torcer”, a audiência on-line reuniu representantes de poderes, clubes e torcidas para discutir a segurança nos estádios de futebol.

Em sua fala, Humberto Freire historiou a experiência do Brasil em eventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e o modelo internacional de segurança em eventos esportivos. O gestor ressaltou, ainda, o que preconiza o Estatuto do Torcedor, nos artigos 1, 13 e 14, com o plano de segurança sendo responsabilidade compartilhada entre o poder público e poder privado.

“Em 2019, nós criamos o GT Futebol para que pudéssemos organizar esse esforço conjunto de segurança dos eventos coletivos. Nós desenvolvemos uma matriz em que dezenas de questionamentos são respondidos, apontando o nível de risco em cada partida. A partir daí, elaboramos um plano de segurança com quantos policiais e quantos vigilantes privados são necessários para determinado evento. Esse plano precisa estar aprovado e ser seguido por todos os envolvidos, inclusive pelo pilar privado. Nós só vamos atingir a paz nesses eventos e o pleno exercício do direito de torcer quando o Estatuto do Torcedor for cumprido pelos órgão públicos e pelo pilar privado”, pontuou o secretário Humberto Freire.