28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

O Secretário Executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, participou, em Caruaru, no último dia 13, de uma reunião com representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto de Criminalística para definir o esquema de policiamento que será lançado durante o São João da Capital do Agreste. Este ano, com um maior período, de 30 de maio a 29 de junho, 03, 04 e 10 de julho, a festa será em homenagem aos cem anos de nascimento do mestre Vitalino.

Cláudio Lima, ao iniciar a reunião, fez questão de falar sobre a importância da integração dos órgãos operativos da SDS. “É necessário que estejamos todos integrados, trabalhando com o objetivo de proporcionar aos pernambucanos e aos turistas que vierem a Caruaru, um São João tranqüilo e seguro”, disse o secretário executivo da SDS.

Durante a reunião, o tenente coronel Marcos Luís Campelo Lira, comandante do 4º BPM, localizado em Caruaru, apresentou o esquema de policiamento da PM que será distribuído nos pólos de animação. Serão 54 viaturas e um total de 868 policiais militares trabalhando em 22 plataformas, 30 tablados, três postos de comando, além dos acessos ao Parque de Eventos Luíz Gonzaga, maior local de concentração de pessoas.

De acordo com o comandante do 4° BPM, o policiamento terá reforço de policiais militares do Batalhão de Polícia Montada - RPMon, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv, 1° Batalhão de Polícia de Trânsito - 1° BPTran, Companhia Independente de Apoio ao Turista – CIATur, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas - ROCAM, Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga - CIOSAC, Grupo de Ações Táticas Itinerante - GATI, além de viaturas e uma aeronave do Grupo Tático Aéreo - GTA.

Ainda de acordo com o tenente coronel Marcos Luís, a Polícia Militar utilizará detectores de metal e disponibilizará de garrafas plásticas. “Estaremos utilizando detectores de metal nos acessos aos pólos, para evitar a entrada de pessoas armadas, e ainda disponibilizaremos garrafas plásticas para que as pessoas que estiverem utilizando garrafas de vidros façam a troca do recipiente”, disse o comandante do 4° Batalhão da PM.

Já a atuação do Corpo de Bombeiros será através de um efetivo composto de 110 bombeiros militares e 14 guarnições de resgate, de combate a incêndios e de salvamento, além de cinco plataformas, sendo quatro no pólo do Parque de Eventos e uma no pólo do Alto do Moura. O público contará ainda com um posto médico em cada um desses pólos. Para prevenir incêndio, serão distribuídos soldados equipados com extintores nos palcos e nos camarotes durante as apresentações.

De acordo com o tenente coronel Luiz Bezerra da Silva Filho, comandante do 2° Grupamento de Bombeiros - GB, que fica em Caruaru, o público esperado para o evento será de, aproximadamente, 30 mil pessoas durante os dias úteis e mais de 100 mil pessoas durante os finais de semana e feriado, no interior do pátio de eventos, no Alto do Moura e corredor do forró. “Este ano, por se tratar de uma grande festa em homenagem ao mestre Vitalino, deveremos ter um público superior a todos os outros anos”, destacou.

O tenente coronel Luiz Filho disse ainda que a BR-232, que dá acesso a Caruaru, será coberta com viaturas de resgate nos trechos próximos aos municípios de Moreno, Vitória, Gravatá e Bezerros, para que, havendo necessidade, o socorro seja realizado o mais rápido possível. Entre as ações desenvolvidas pelo 2° GB ainda está prevista a vistoria técnica nos camarotes, palcos, barracas e trios elétricos.

A Polícia Civil utilizará no São João de Caruaru um efetivo diário de 80 policiais e 22 viaturas. Serão seis delegacias de plantão, sendo uma no pátio de eventos, outras quatro nos bairros de Nossa Senhora das Dores, do Salgado, de Petrópolis e Boa Vista, além da Delegacia de Plantão da Mulher, localizada rua Dalton Santos, no bairro de São Francisco, que funcionará no horário das 18h às 08h, durante os finais de semana.

De acordo com o delegado Osvaldo Morais, Diretor Geral de Operações da Polícia Civil, além das delegacias de plantão, ainda serão instaladas duas delegacias móveis. “Para dar maior segurança aos participantes da festa, iremos dispor também de uma delegacia móvel no Parque de Eventos e outra no Alto do Moura, locais que também funcionarão postos da delegacia pela internet”, disse o delegado Osvaldo.

As delegacias especializadas de Proteção ao Turismo - DPTUR, de Repressão a Roubos - DPRR e de Repressão ao Narcotráfico - DENARC, também estarão presentes para dar apoio ao policiamento da maior festa de São João do mundo. O Instituto de Criminalística estará atuando integrado aos órgãos operativos da SDS com 29 técnicos, além de quatro viaturas disponíveis para realização de perícias.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário executivo da SDS, Cláudio Lima, o delegado Manoel Carneiro, chefe da Polícia Civil, coronel Daniel Ferreira, chefe do Estado Maior Geral da PM, o coronel Tavares Lira, diretor geral de operações da PM, o delegado Osvaldo Morais, diretor geral de operações da PC, o tenente coronel Silas Charamba, comandante do policiamento do Agreste I, o tenente coronel Marcos Luís, comandante do 4º BPM, tenente coronel Luiz Filho, comandante do 2° GB, além de outras autoridades civis e militares.

Juizado do Forró

Pela primeira vez, este ano, durante os festejos juninos de Caruaru, haverá um juizado do forró, funcionando com a parceria da Secretaria de Defesa Social, através dos órgãos operativos, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Durante reunião, realizada na Associação Caruaruense de Ensino Superior, no dia 13 deste mês, ficaram definidos compromissos que cada órgão terá de cumprir durante o São João da capital do forró.

 Assim como o juizado do folião, instalado durante o desfile do Galo da Madrugada, o juizado do torcedor, que atua durante os jogos de futebol em Pernambuco, e o juizado da paixão, montado em Nova Jerusalém, este ano, pela primeira vez, Caruaru terá o juizado do forró. O objetivo do Juizado é resolver no local e com rapidez, crimes como a prática de atos obscenos, furto e lesão corporal, além de outros crimes considerados de menor potencial ofensivo.

Cláudio Lima, secretário executivo de Defesa Social, destacou a importância de ter todos os órgãos trabalhando em parceria, em prol de um único objetivo, o bem-estar e a segurança de todos. “Sozinho não se vai a lugar nenhum, todos nós temos a obrigação de servir a sociedade, me sinto muito feliz em estar integrado num trabalho dessa aceitação”, declarou o secretário executivo.

A reunião contou com a presença do secretário executivo da SDS Cláudio Lima, o juiz João Targino, representando o desembargador Jones Figueirêdo, presidente do Tribunal de Justiça; o Promotor Agnaldo Fenelon, representando o Procurador Geral de Justiça do Estado Paulo Varejão; a defensora pública geral do Estado Tereza Joacy, e o juiz da Comarca de Caruaru, Marupiraja Ribas, coordenador do Juizado do Forró, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.