28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Sob o título: “Morte dos Indesejáveis: A Capital Brasileira dos Assassinatos”, publicada no Jornal Inglês The Independent, o secretário executivo de Defesa Social Cláudio Lima acredita que o intérprete tenha se confundido, até porque as palavras não dão sentido a frase: “se um oficial está de serviço e matar alguém, a responsabilidade por isso cai sobre nós e sobre mim. Se eles estão fora de serviço, não é nossa responsabilidade”, utilizada no final da matéria, contrariando as punições e exclusões realizadas pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, cujo relatório foi entregue aos jornalistas ingleses.

O secretário explicou que existem três tipos de responsabilidade: civil, administrativa e criminal “e que apenas a criminal é unicamente de responsabilidade do acusado porque o Estado é uma pessoa jurídica, não cabendo a ele responder criminalmente”, explicou. Apesar de a responsabilidade ser do acusado o Estado através da SDS não compactua com as ações criminosas mesmo eles estando de folga como demonstra a prisão de policiais envolvidos em grupos de extermínio, onde só nesses dois últimos anos já foram realizadas 31 grandes operações de combate a grupos de extermínios com mais de 461 prisões efetuadas. Além disso, os números de policiais excluídos a bem da disciplina pela Corregedoria de 2007 para 2008 subiu de 41 para 67 e em 2009 já estão sendo registrados 23 exclusões.

Segundo Cláudio Lima Pernambuco possui uma série histórica de 30 a 40 anos de homicídios, mais que desde 2007 a curva está descendente apontando no mês de abril uma queda de 7,3%.

Contrariando ainda a matéria a Folha de São Paulo, publicou no dia 11 de abril a matéria intitulada: Pernambuco agora é o 3º na ranking de morte. Os dados foram repassados pelo Ministério da Justiça.

Segundo ele, todos os dados relacionados a estatísticas, repressão qualificada no combate ao grupo de extermínio e número de exclusão a bem da disciplina de policiais foram apresentados aos jornalistas demonstrando a responsabilidade do Estado e, conseqüente da Secretaria de Defesa Social.