A Secretaria de Defesa Social completou 10 anos de existência em alto estilo e com um novo modelo de gestão implantado há dois anos pelo governador Eduardo Campos que transformou por completo a vida da sociedade pernambucana. Através do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto pela Vida - a SDS passou a desempenhar sua verdadeira função de coordenar os órgãos operativos de defesa social (Policiais Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros) adotando medidas que visam o aprimoramento dos serviços de segurança pública, através da implementação dos diversos projetos previstos nas linhas de ação do Pacto, permitindo à sociedade todo acompanhamento e validação das ações realizadas.

As comemorações tiveram dois momentos. O primeiro com a inauguração da galeria dos ex-secretários no 2º andar da SDS, com a presença dos ex-titulares Romero Meneses, Gustavo Lima e Iran Pereira além de outras presenças ilustres. O secretário Servilho Paiva falou daquele momento definindo-o como histórico. “ Esta ocasião permite uma avaliação dos ex-secretários e da sociedade em geral para aferir a contribuição de cada um na construção desse órgão integrador chamado SDS”, disse.

À noite, no Teatro Guararapes, aconteceu a cerimônia inicianda com a exibição de um documentário da SDS e entrega da Medalha Dom Hélder Câmara - O Mensagem da Paz - a centenas de personalidades que contribuíram direta ou indiretamente com a segurança pública. Entre os agraciados estava o Governador Eduardo Campos e sua esposa Renata Campos, além de outras autoridades civis e militares. Para abrilhantar a noite o evento contou com a participação da Banda da Polícia Militar, Orquestra Criança Cidadã – meninos do Coque acompanhados do maestro Cussy de Almeida encerrando com um grande show do cantor e compositor Nando Cordel. Na ocasião foi distribuída com os convidados a revista comemorativa dos 10 anos da SDS intitulada Dez anos em Dois.

Com o teatro lotado o governador Eduardo Campos, após ser agraciado com a medalha disse: “nada mais significativo que esta homenagem levar o nome de um grande moralista, um homem religioso e que ao longo da sua vida abraçou a causa dos direitos humanos como Dom Hélder”, disse o governador que presidiu a solenidade. O secretário Servilho Paiva falou da importância daquele momento. “ esta é uma ocasião especial na construção e consolidação das políticas públicas de segurança de Pernambuco. Estamos aqui para brindar as conquistas alcançadas em pouco mais de dois anos à frente da SDS. A nova estrutura administrativa da secretaria tem viabilizado uma integração jamais vista pelos órgãos operativos através de um planejamento estratégico permanente focado em metas e resultados”, enfatizou.

A nova SDS – A revista em comemoração aos dez anos da secretaria buscou resgatar a história da instituição fazendo um breve relato dos investimentos tanto material quanto humano nesses últimos dois anos. Há dez anos, a criação da SDS já era uma grande inovação do Estado, hoje coube a atual administração implantar efetivamente uma estrutura moderna e unificada de gestão de segurança pública. Em decorrência dessa linha de trabalho a nova SDS identificou a necessidade de cada área dos órgãos operativos visando reduzir os índices de violência no Estado. O esforço resultou na contratação de mais de 3 mil policiais, locação de 1.288 viaturas e aquisição de 5.650 armas num investimento de mais de R$ 20 milhões em construção e reformas além dos recursos destinados à inteligência policial.

Para o secretário Servilho Paiva fazer parte dessa nova fase da história da SDS é muito satisfatório. “Temos a consciência de que muita coisa já foi realizada particularmente no que diz respeito ao histórico da gestão da segurança pública em Pernambuco, mas temos também a certeza de que ainda há muito por fazer”.

O diretor geral da Polícia Civil, Manoel Carneiro fez uma retrospectiva da secretaria e relatou: “antes da implantação desse novo modelo de gestão, os órgãos de segurança pública atuavam desarmoniosamente, agindo de maneira isolada”, recordou. “A Polícia Civil voltou a ser uma polícia investigativa, qualificada com treinamento específico e recursos tecnológicos modernos, o que vem possibilitando êxito em operações de grande porte”, comemorou.

Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo Casa Nova, garante que “a ferramenta principal dessa gestão por resultados é o Pacto pela Vida”. O coronel José Lopes, comandante geral da Polícia Militar afirma que a integração entre as polícias foi um grande passo dado nessa atual gestão. “Nunca as policiais trabalharam tão integradas como hoje e isso só veio fortalecer os trabalhos com desbaratamento de grupos de extermínios”, enfatizou.

Na cerimônia também estiveram presentes o Presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jones Figueiredo, o Procurador Geral de Justiça, Paulo Varejão, o Comandante Militar do Nordeste Marius Luiz Carvalho, o Comandante do II Comando Aéreo Regional Antônio Guilherme Teles, os prefeitos de Recife e Olinda, respectivamente João da Costa e Renildo Calheiros, dentre outras autoridades civis e militares.