28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS participa de Seminário Internacional sobre Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Geral

A experiência do Estado de Pernambuco para o Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos. Esse foi um dos temas discutidos pela Secretaria de Defesa Social – SDS durante o I Seminário Internacional sobre Migração Ilegal e Tráfico de Pessoas, que aconteceu no período de 11 a 14 de novembro, no auditório da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, em Brasília – DF.

Durante o encontro, o Gerente Geral de Articulação e Integração Institucional Comunitária da SDS Manoel Caetano Cysneiros, destacou os trabalhos que estão sendo realizados em Pernambuco envolvendo esse tema, inclusive no que diz respeito a Política Estadual de Prevenção e Enfretamento ao Trafico de Pessoas, instituída pelo Decreto nº. 31.659, de 14 de abril de 2008, que estabelece princípios, diretrizes e ações de prevenção e repressão ao tráfico de pessoas e de atenção às vítimas.

Durante a palestra, foram apresentadas as atividades que vem sendo implementadas pelo Governo do Estado, através da SDS no sentido de fortalecer a articulação governamental e não-governamental para o enfrentamento a esse tipo de crime, além dos trabalhos de formação e capacitação de agentes multiplicadores para a organização das Redes de Notificação, de Proteção e de Promoção Social em Pernambuco.

Na oportunidade, Manoel Caetano também falou sobre as ações previstas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto pela Vida, que tem por objetivo excluir Pernambuco da rota do Tráfico de Pessoas, tanto nacional como internacional, tendo como inspiração outras experiências bem sucedidas nessa área. “A meta será inserir nas áreas econômica, social e política transformações que induzam a eliminação do tráfico humano no Estado”, concluiu.

Dentre outros temas, foram abordados a experiência de trabalhos realizados em estados brasileiros como São Paulo que abordou “A implementação dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” e o Distrito Federal com o tema “A experiência no Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes”.

Organizado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e pela Polícia Federal, o seminário também contou com a participação do Coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco Ricardo Lins, organizações nacionais e internacionais como a UNODOC, Ministério do Trabalho, Ministério Público, Ministério das Relações Exteriores e ONG Repórter Brasil, além de representantes de diversos países como França, Reino Unido, Portugal, Espanha e Argentina.