28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

A ouvidora da Secretaria de Defesa Social Amparo Araújo participou na manhã da última segunda-feira (13) do seminário “A Ouvidoria como Instrumento de Cidadania”. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi realizado no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

O encontro teve a finalidade de reunir parceiros na integração do sistema de justiça e segurança para debater as experiências de Ouvidoria, no intuito de fortalecer uma rede de informações relacionadas às atividades dos órgãos e entidades necessárias à otimização do serviço em prol dos usuários. Presidido pelo ouvidor do TJPE Gustavo Lima, o seminário deu início às comemorações dos dez anos da Ouvidoria Judiciária.

Durante a reunião, o desembargador Jones Figueiredo, presidente do TJPE, fez uma breve apresentação da história da Ouvidoria. Na ocasião, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Geraldo Og Fernandes ressaltou a importância deste mecanismo como instrumento de resgate da cidadania.

Na apresentação das Ouvidorias, Amparo Araújo destacou as funções e a estrutura da Ouvidoria da SDS, apresentou spots de rádio sobre a função do órgão e distribuiu panfletos explicativos. “Este tipo de evento é importante para a troca de experiência e de conhecimentos além do fortalecimento da rede de ouvidores”, ressalta a ouvidora.

Participaram do encontro, magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Secretaria de Defesa Social, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria de Ressocialização (Seres), da Ouvidoria Geral do Estado, da Associação Brasileira de Ouvidores, do Tribunal de Contas e de todas as Ouvidorias Integrantes do Executivo.