Com o objetivo de levar às comunidades carentes o exercício básico da cidadania e comemorar o Dia das Crianças, a Secretaria de Defesa Social, através da Gerência de Participação e Articulação Comunitária - GPAC em parceria com as Secretarias de Educação, Especial de Articulação Social, de Desenvolvimento e Direitos Humanos e o Serviço Social da Indústria – SESI realizou nesse sábado (11), na comunidade de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, o 3º Mutirão de Convivência Cidadã.

A ação, realizada inicialmente em Chão de Estrela e Gameleira (Mata Sul), faz parte dos projetos Resgatando Cidadania e Juventude em Alerta e durante toda a manhã desse sábado, na Escola Estadual Vila João de Deus ofereceu a população serviços como emissão de carteiras de trabalho e identidade, registro de nascimento, fotos 3 X 4 e Xerox de documentos. Além desses serviços, à tarde, na Escola Municipal Prefeito Heronildes Soares, em homenagem ao Dia das Crianças aconteceu a Roda Cultural "Fazendo uma Criança Feliz", com a entrega de brinquedos e atividades como cama elástica, piscina de bolas, escovódromo, demonstrações de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, palestras com os temas: "Drogas e a Violência", "Preservação do Patrimônio Público", dentre outros, além de shows com a banda Pressão Sanguínea e o palhaço Picocheta.

Além dessas atividades a Ouvidoria da SDS também esteve presente orientado e distribuindo à população material educativo, explicando para que serve e como atua a Ouvidoria no Estado. Para o Secretário Executivo de Defesa Social Cláudio Lima, a realização desse trabalho é de grande importância, uma vez que uma das metas do Governo do Estado é oferecer serviços aos segmentos mais carentes da população, aproximando a comunidade dos serviços públicos. "Garantir o exercício básico a cidadania e contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades". Esse é o nosso maior objetivo

Segundo o Gerente de Articulação Comunitária João Evangelista, o 3º Mutirão de Convivência Cidadã beneficiou 3.163 pessoas e a perspectiva é que esse número aumente cada vez mais. "A importância desse trabalho está na articulação e interação entre todos aqueles que o compõe, trazendo para a comunidade ações e políticas de prevenção e combate a violência, através de serviços que garantam a população seu exercício de cidadania. Assim como ele, a Gestora da Escola Estadual Vila João de Deus, Valdenisse, também destacou a importância da iniciativa, já que grande parte da população é de baixa renda e não tem acesso a serviços públicos como esse. "Muitas dessas pessoas deixam de obter outros serviços, por falta de documentos básicos, como a carteira de identidade, por isso, para muitos foi o momento de se tornarem cidadãos", disse.

É o caso da dona de casa, Maria Cândida de Noronha. Aos 56 anos, ela nunca teve carteira de identidade e aproveitou o Mutirão para tirar a primeira via do documento. Bastante emocionada, Maria não conteve a felicidade e agradeceu pela iniciativa, que além de beneficiá-la também atendeu outras pessoas. "Agora tenho como exercer e exigir meus deveres e direitos como uma cidadã e em breve poderei realizar um dos meus maiores desejos que é me aposentar," completou