A partir desta sexta-feira, 03 de outubro, Pernambuco passa a contar com um incremento policial de mais de 12 mil homens para garantir a tranqüilidade nas eleições 2008. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30), às 14h no auditório do Porto Digital, pela Secretaria de Defesa Social através de videoconferência para todas as cidades do Estado. O reforço também está sendo feito pelos policiais que estariam de folga, os que estão de férias, os que realizam atividades administrativas e pelo efetivo da Guarda Patrimonial.

Os investimentos com pagamento de diárias totalizam mais de R$1,2 milhão para a Polícia Militar e Polícia Civil. Neste pleito 22 cidades no Estado irão contar com um atendimento diferenciado tendo em vista a solicitação de juízes do Tribunal Regional Eleitoral em razão de alguns conflitos entre candidatos. A Polícia Militar contará com um incremento total de 9.957 PM´s distribuídos da seguinte forma: Capital: 1.537, Região Metropolitana: 2.278, Zona da Mata: 1.785, Agreste: 1.901 e Sertão: 2.456 policiais. Em relação as eleições municipais de 2004 a PM incrementou seu efetivo em 1.671 policiais.

Eles estarão nas ruas para coordenar, supervisionar e orientar a população quanto ao uso de bebidas alcoólicas, boca de urna e confronto entre eleitores. “Estamos com tudo pronto para que possamos ter um pleito eleitoral tranqüilo”, disse o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva durante a apresentação do Plano de Segurança para as Eleições 2008.

A Polícia Civil estará com o seu efetivo atuando nos plantões das delegacias de todo Estado. Para a Capital foram disponibilizados 420, na Região Metropolitana 356 e no interior 1.110, totalizando 1.886 policiais entre delegados, escrivães e agentes. Já o Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 263 homens sendo 162 na Capital e Região Metropolitana e 101 para o interior.

O secretário também anunciou a publicação nesta terça-feira (30) no Diário Oficial, da Portaria da SDS nº 1685, de 29/09/08 que proibe, a partir, das 05:00h (cinco horas) até ás 18:00h do dia 05 de outubro de 2008, em todas as circunscrições policiais do estado, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Ele também orientou os policiais para atentarem o que determina a Lei nº 4.767/65, do Código Eleitoral no seu Artigo 236, que proíbe a prisão do eleitor nos cinco dias que antecedem as eleições até 48 horas depois do seu encerramento (salvo em casos de flagrante delito, sentença condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo conduto).

Deslocamento – A partir desta quarta-feira (01/10) a Polícia Militar já começa a deslocar seu efetivo para o Interior do Estado. Sairá às 7h em frente ao Estádio da Ilha do Retiro 27 ônibus com destino ao Sertão Pernambucano com 2.456 policiais. Na quinta-feira (02/10) no mesmo horário e local, sairá mais 32 ônibus com 3.330 PM´s para o Agreste e Zona da Mata. Outras turmas sairão nos dias 4 e 5 para outras cidades mais próximas.

No total serão utilizadas 867 viaturas da PM e 64 do Corpo de Bombeiros. Este ano o Corpo de Bombeiros descentralizou seus serviços com a criação de novos postos de salvamento nas praias e inauguração de novos quartéis como o do Porto de Suape.

Além do Secretário de Defesa Social Servilho Paiva, estiveram presentes durante a apresentação o Plano de Segurança para as Eleições, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel José Lopes, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hercílio Adriano, o Chefe Geral da Polícia Civil, Manoel Carneiro além de todos os comandantes e delegados de áreas.

Clique aqui para a apresentação