Mesa Redonda dá início as comemorações do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual

Em todo o mundo o dia 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças. Em Pernambuco, nesta segunda-feira (22) o dia foi marcado através de uma palestra realizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no Auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), intitulada “Tráfico de Pessoas: a importância das políticas públicas no enfrentamento”.

Dando continuidade as comemorações, nessa terça-feira (23), a partir das 10h, acontece no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), uma campanha de sensibilização, através da distribuição de materiais informativos e educativos a população. As ações fazem parte da Política Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inserida no Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, que prevê o atendimento a vítima, através da prevenção e repressão ao tráfico de pessoas.

No encontro dessa segunda-feira (22), o Gerente Geral de Articulação Integral, Institucional e Comunitária da SDS Manoel Caetano deu início a palestra agradecendo a presença de todos e salientou a importância da participação da sociedade no combate a esse tipo de crime. “Pernambuco foi o primeiro Estado, a aderir a essa política, por isso, esse é o momento de discutirmos juntos medidas e ações que nos ajudem cada vez mais a prevenir e combater esse crime”, disse.

Assim como ele, a Coordenadora de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Cyntia Bicalho, na ocasião representando o Secretário de Nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, destacou que o problema do tráfico de pessoas, não é exclusividade de Pernambuco, mas que com a implantação da política e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, o Estado tem plenas condições de enfrentar com êxito esse tipo de crime. “O problema do tráfico de pessoas precisa e deve ser combatido com prevenção, atenção e repressão e mais do que nunca, com o apoio da sociedade”, falou.

Também participaram do encontro, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos – Dom Helder Câmara da UFPE professora Gilda Lins, a Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria Especial da Mulher Lucidalva Nascimento, Chefe da Unidade de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos Ricardo Lins, dentre outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada