Cai para 46% o número de assaltos a ônibus

Os assaltos a ônibus na capital e Região Metropolitana estão sendo reduzidos a cada dia. A constatação é da Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE da Secretaria de Defesa Social - SDS. Segundo os dados de Ocorrência de Roubo a Ônibus – ORO no primeiro semestre de 2007 no Recife aconteceram 662 roubos a ônibus. Já em 2008 foram registrados 356 resultando numa redução de 46%.

Na Região Metropolitana foram registradas 550 ocorrências de assaltos no primeiro semestre de 2007 contra 372 assaltos no mesmo período deste ano resultando numa queda de 32%. Os resultados positivos se deram a partir de ações como instalação de 2.186 câmeras no interior dos ônibus, que inibe a investida dos criminosos além do trabalho realizado pela polícia de Pernambuco. Veja a representação gráfica abaixo:

2007*

2008*

Dif.

Var. %

RECIFE

-306

RMR

-178

total geral

-484

Fonte: sistema ORO/GACE. Dados extraídos em 08 de setembro de 2008.

(*)Dados do 1º semestre.

O Banco de Dados ORO, criado pela GACE, surgiu da necessidade de unificar e depurar os casos notificados pela EMTU com as ocorrências registradas no INFOPOL por detectada subnotifcação. Boa parte das ocorrências só eram registradas pela EMTU, enquanto outro montante só tinham registros no INFOPOL além de uma outra quantidade, não desprezível, era registrada nos dois bancos de dados. Além de filtrar melhor os dados outras informações contidas no ORO, bem como, hora, local, características físicas dos assaltantes, pois todos esses dados orientam a aplicação e a eficácia dos trabalhos das polícias.

Um outro fator importante na consolidação é o papel desempenhado pela Delegacia Interativa. Desde maio deste de 2007 ela vem atendendo ocorrências de pessoas jurídicas, facilitando os registros dos assaltos pelas empresas de transporte coletivo nos seus terminais de ônibus. Esta é uma parceria da SDS e das Empresas de ônibus. A Secretária disponibilizou o pessoal para treinar os funcionários das empresas.

O Grande Recife Consórcio de Transportes (antiga EMTU) possui 356 linhas circulando na Região Metropolitana do Recife e mais de 1,8 milhões de passageiros diariamente. Somente nos seis primeiros meses de 2007 a polícia prendeu 38 pessoas. Neste ano foram 22 prisões efetuadas.