28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

“Garantir o pleno exercício dos direitos constituídos”. Foi desse modo que o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), tenente-coronel Luís Aureliano, externou a linha de ação da unidade especializada, que este ano completa 28 anos de existência. Durante a solenidade foram homenageados policiais do batalhão pela execução dos serviços administrativos e operacionais, e as autoridades presentes agraciadas com o título de “Amigo do Choque” . Os aposentados também foram lembrados pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

A solenidade de aniversário foi marcada com a inauguração do Grêmio dos Cabos e Soldados em um espaço climatizado com aproximadamente 10 metros quadrados com computadores, Tv e jogos para lazer e estudo dos militares.

O BPChoque foi fundado no dia 12 de setembro de 1980, inicialmente como Companhia de Polícia de Choque mediante publicação no boletim geral da PMPE nº 186, e teve como primeiro comandante o então major José Carlos Lins Facão. Em 1º de abril de 1982, através da lei nº 7.870, a companhia foi transformada em batalhão, e passou a denominar-se Batalhão Matias de Albuquerque, em homenagem a um dos personagens da história pernambucana.

O Batalhão de Choque atua em controle de distúrbios civis, revistas e rebeliões em estabelecimentos prisionais, policiamento em praças desportivas, eventos com multidões e em apoio aos outros batalhões. “É um prazer e uma honra comandar uma unidade de elite, que a cada dia busca a excelência, aliado ao profissionalismo existente. Contamos com o apoio de todos para elevar ainda mais o nome do BPChoque”, finaliza Aureliano.

Estiveram presentes ao evento o Secretário Executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, Comandante Geral da PMPE, coronel José Lopes, Chefe do Estado-Maior, coronel Daniel Ferreira, Diretor Geral de Operações, coronel Hamilton Freitas, Comandante do Policiamento Especializado, coronel Francisco Duarte, Deputado Alberto Feitosa e Deputado Isaltino Nascimento dentre outras autoridades.