Pelo segundo ano consecutivo a Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro foi palco das comemorações de uma das mais importantes datas do País: A Independência do Brasil marcado pelo desfile de 7 de Setembro. Este ano, comemorando 186 anos da independência do Brasil, aproximadamente 20 mil pessoas, segundo informações da polícia, assistiram ao desfile.

No palanque oficial marcaram presenças o Secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, os Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Coronéis José Lopes e Carlos Eduardo Casa Nova, respectivamente, além do Diretor Geral da Polícia Civil, Manoel Carneiro. Também estiveram presentes, o Governador do Estado Eduardo Campos, o Vice-Governador João Lyra Neto, o prefeito da Cidade do Recife João Paulo, além do General do Exército Marius Luiz Teixeira, o comandante do II Comando Aéreo Regional, Maj. Antonio Guilherme Telles Ribeiro Brigadeiro, além do Capitão dos Portos Joése De Andrade Bandeira, dentre outras autoridades.

Um dos destaques do desfile foi a apresentação do pelotão feminino da Polícia Militar, que este ano comemora 25 anos de existência. Além do pelotão, também desfilaram 220 crianças beneficiadas pelos programas sociais de prevenção à violência, todos desenvolvidos pela SDS, através da Gerência de Articulação Comunitária. Durante o desfile motorizado, a Polícia Civil também participou com o total de dez viaturas, sendo elas do Grupo de Operações Especiais (GOE), Delegacia do Turista, Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Móvel, dentre outras.