28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Ipojuca, a 43 quilômetros do Recife, é o novo Município beneficiado pelo projeto “De Olho na Rua” que tem como objetivo principal prevenir e coibir a violência urbana, além de buscar o envolvimento da população para se trabalhar nessa prevenção. Adaptado para “De Olho Na Praia”, em homenagem ao município, somente nesta sexta-feira (29), o projeto capacitou cerca de 60 pessoas no Hotel Armação em Porto de Galinhas.

Fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Defesa Social – SDS e o Sindicato de Habilitação de Pernambuco – Secovi, o “De Olho Na Rua” consiste em capacitar funcionários de estabelecimentos como hotéis, postos de gasolina, além de porteiros, vigilantes, entre outros, para trabalhar em conjunto com a polícia agindo como observadores. É importante salientar que mais de mil e cem estabelecimentos já contam com o projeto.

Já Implantado em outros Estados como Bahia e Belo Horizonte, em cima da filosofia que traz oportunidade de trabalhar em combate à violência, o projeto ainda será expandido dentro do Estado de Pernambuco. O município de Caruaru será o próximo a ser beneficiado com o projeto, nos dias 03 e 04 de Setembro. Petrolina e Gravatá poderão ser também contemplados com o “De Olho na Rua”.

Para participar do projeto, os funcionários devem se inscrever preenchendo um formulário encontrado no Secovi ou na SDS, sendo habilitados à capacitação, que acontece através de cursos denominados de Curso Básico de Segurança Condominial e Patrimonial. Ministrado por Policiais Militares e Civis e Bombeiros, o curso dura três dias com carga horária de 36 horas/aula.

Uma vez capacitados, esses funcionários recebem um rádio de comunicação permitindo o contato constante e rápido com a polícia, que atuam de forma ágil e correta, impedindo muitas vezes que a violência ocorra.

A diretora do Secovi, Telma Rejane disse que é uma satisfação participar do projeto, exercendo a cidadania e colaborando no combate da violência. “Com a implantação desse projeto, estamos conseguindo a adesão dos participantes ativos o que é de grande importância para a obtenção de resultados positivos”, completa.

Representando a Secretaria de Defesa Social, o Coronel Sérgio Viana falou da importância do trabalho em conjunto entre a polícia e a população. “A filosofia do Projeto é somar essas experiências que vão fazer com que possamos juntos exercer a cidadania”, completou.

Em representação à Prefeitura de Ipojuca, participou do evento o Secretario de Turismo do Município, Fernando Jordão. Ele parabenizou os participantes e elogiou a iniciativa. “Esse projeto é de extremo valor uma vez que veio para suprir a necessidade que temos aqui e a expectativa é grande quanto ao resultado positivo”, afirmou.