Auditório lotado nos dois pavimentos e muita emoção marcaram a solenidade de formatura, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções, dos 1.388 policiais civis que deverão estar promovendo a segurança da população, nos próximos 15 dias após publicação do ato de nomeação no Diário Oficial. O governador Eduardo Campos falou da satisfação de poder contar com os novos policiais. “Garanto que mais ansioso do que vocês eu estava”, disse, referindo-se a necessidade urgente de novos policiais. O recrutamento, seleção e formação do efetivo policial fazem parte da linha de ação Pacto pela Vida.

A solenidade foi marcada por muita emoção e homenagens aos que direta e indiretamente contribuíram para a realização de todas as etapas do concurso. O ponto alto da festa foi a assinatura dos atos de nomeações dos concursados pelo governador Eduardo Campos que foi aplaudido de pé por todos. Durante a solenidade o governador, o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva e o Chefe Geral da Polícia Civil Manoel Carneiro concederam a medalha do Mérito Policial Civil, Classe Ouro, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da segurança do Estado e da sociedade em geral aos diretores da Faculdade dos Guararapes Ademir Rodrigues Vendramini; Antônio Carlos Guimarães; Antônio Plácido Rodrigues Maciel e Dayse Maria de Andrade Pereira.

O secretário de Defesa Social Servilho Paiva aproveitou a oportunidade e fez uma justa homenagem a Faculdade dos Guararapes entregando a professora Dayse Maria de Andrade, que representou a diretoria da faculdade, um quadro com registro fotográfico dos melhores momentos do curso de Formação e uma matéria especial publicada no Diário Oficial de Pernambuco.

Na ocasião foi exibido um filme com os melhores momentos do curso. Aos primeiros colocados em cada cargo foi entregue pelo governador, Secretário de Defesa Social e Chefe Geral da Polícia Civil um certificado e uma placa de vidro com base de granito aos que obtiveram o primeiro lugar geral no curso de Formação de Delegado, Escrivão e Agente de polícia, Edeilson Lins de Souza Júnior, Dalton José dos Anjos silva e Carlos Alberto Nogueira Rabelo Filho, respectivamente.

Juramento – A aluna do Curso de Formação Profissional de Delegado Lígia Cardoso Correia fez o juramento repetido pelos 1.388 profissionais que prometeram: “exercer as funções de defesa do direito e da Justiça sendo fiel aos preceitos de honestidade, probidade e respeito ao próximo”. A oradora da turma, Raíssa Lages Sá, aluna do cargo de escrivã, fez uma retrospectiva dos momentos de companheirismo e de superação vivido por todos.

O Chefe Geral da Polícia Civil Manoel Carneiro falou da importância do incremento policial em aproximadamente 40% informando que o efetivo passa de 4.210 para 5.598. Ele desejou sorte aos novos policiais, assim como o Prefeito do Recife João Paulo que elogiou a atitude de coragem do governador Eduardo Campos em abraçar para si a questão da Segurança Pública.

Já o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva falou da responsabilidade dos novos policiais. “Essa instituição já foi muito criticada, inclusive por muitos de vocês e por isso devem ter mais atenção no trato com a sociedade”, aconselhou. “Vocês representam 40% e que faz a diferença em qualquer percentual”, concluiu.

A professora e representante da Faculdade dos Guararapes Dayse Nogueira agradeceu as homenagens e falou da satisfação e ter contribuído para a formação dos novos profissionais. O Diretor da Academia Integrada de Defesa Social Manoel Cysneiros foi breve em agradecer o apoio da faculdade e desejar sorte aos policiais. Já a Diretora do Campus de Ensino Recife da Academia Integrada de Defesa Social Margareth Sá falou da luta que todos empreenderam para o sucesso do Curso de Formação e da dedicação de todos os formando.

Participaram da mesa de honra o governador Eduardo Campos, o presidente da Assembléia Legislativa Guilherme Uchoa, o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva, o Secretário de Administração Paulo Câmara, O Prefeito do Recife João Paulo, o Secretário da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, o Deputado Estadual, líder do Governo, Isaltino Nascimento, o Deputado Estadual Alberto Feitosa, Chefe Geral da Polícia Civil Manoel Carneiro, Diretora do Curso de Direito da Faculdade dos Guararapes Dayse Andrade, Diretora do Campus de Ensino Recife da Academia Integrada de Defesa Social Margareth Sá, Ouvidora da SDS Amparo Araújo, Diretor da Academia Integrada de Defesa Social Manoel Cysneiros,, Comandante do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, Carlos Eduardo Casa Nova e José Lopes, respectivamente.