28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, inaugurou na manhã de ontem (13/08), a Seção do Corpo de Bombeiros do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no município de Ipojuca. Na ocasião, foram entregues 15 viaturas que serão destinadas a nove unidades da corporação.

Em seu discurso, o governador do Estado Eduardo Campos informou os investimentos realizados na localidade e na área de segurança pública. "Até o ano de 2010 dobraremos o efetivo. E até o final de 2008, teremos mais 950 entrando na corporação", afirmou. De acordo com o secretário de Defesa Social Servilho Paiva o Estado vivencia processo de mudança na segurança pública do Estado. "Esta iniciativa faz parte de mais uma ação do planejamento estratégico do Pacto Pela Vida", ressaltou.

O comandante Geral do CBMPE coronel Carlos Eduardo Casa Nova, destacou o avanço da região em relação a outras cidades do país. "Suape é considerado o Porto mais desenvolvido tecnologicamente do Brasil e está em constante expansão. Com isto, há a necessidade de proteger a população, o meio ambiente e a cadeia produtiva", reforçou. Segundo ele, foram investidos R$ 40 milhões na reestruturação do Corpo de Bombeiros.

Após a apresentação, houve o descerramento da placa inaugurativa da nova Seção da CBMPE, efetuado pelo governador do Estado Eduardo Campos, o secretário de Defesa Social Servilho Paiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho e o comandante Geral do CBMPE coronel Carlos Eduardo Casa Nova.

Estiveram também presentes à solenidade, o deputado estadual Everaldo Cabral, o comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, capitão de mar e guerra Joése de Andrade e o secretário Especial da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, além de outras autoridades civis e militares.

Entrega de viaturas - foram disponibilizados, na solenidade, 15 veículos para o Corpo de Bombeiros. Os automóveis S10 cabina dupla, serão encaminhas para nove unidades da corporação no Estado: Defesa Civil, GBSAT (Paratibe), SB Suape, 1º GB (Vitória), 2° GB (Caruaru), 3° GB (Serra Talhada), 4° GB (Petrolina), SB Palmares e 1º Grupamento de Incêndio (Av. João de Barros). Esta ação faz parte do reaparelhamento da frota motorizada, previsto no Pano Estadual de Segurança Pública "Pacto Pela Vida".

A Seção - Localizada no TDR Sul - em frente à Refinaria -, as novas instalações da Seção servem de apoio para os municípios vizinhos como, por exemplo, Cabo de Santo Agostinho. O estabelecimento tem por objetivo conscientizar a população e os trabalhadores locais sobre os métodos de prevenção de acidentes. A unidade conta com o efetivo de 80 bombeiros militares, que atuam em regime de escala de prontidão 24 horas.

Dentre as atividades desenvolvidas estão ações de prevenção e combate a acidentes de trabalho nas indústrias locais. São realizadas fiscalizações nas empresas, bem como repasse de orientações aos colaboradores de como prevenir acidentes de trabalho. Além disso, são oferecidos serviços de busca e salvamento terrestre e em alturas, atendimento pré-hospitalar e resgate de vítimas.

Estão disponíveis para a execução das atividades, além da S10 cabine dupla, um Auto Bomba Tanque (ABT) com capacidade para cinco mil litros de água; um Auto Busca e Salvamento (ABS) e uma viatura de Resgate com maca, pranchas e equipamentos de primeiros socorros.