O conteúdo das aulas, o nível dos professores e a mega estrutura  que foi disponibilizada pelo Governo do Estado através da Faculdade dos Guararapes para a realização do Curso de Formação da Polícia Civil surpreendeu aos 1.408 candidatos aos cargos de delegado, escrivão e agentes. A qualificação dos futuros policiais é o grande diferencial na maior turma já formada pela Polícia Civil de Pernambuco.

A infra-estrutura para implantação e manutenção do Núcleo Pedagógico disponibilizada pela Faculdade dos Guararapes  ocupou numa área de mais de dois mil metros quadrados composto por 31 salas climatizadas sendo 22 para as aulas e as demais para a coordenação além de laboratórios de informática, auditórios, quadra poliesportiva, praça de alimentação e biblioteca. Essa estrutura só foi possível graças à parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social e Faculdade dos Guararapes através do Convênio de Cooperação Técnica, Administrativa, Acadêmica, Educacional, Científica. A faculdade é integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, a maior e mais importante rede de universidades do mundo mantendo intercâmbio com 16 países.

As aulas, que foram iniciadas no dia 02 de maio foram encerradas no últim dia (31/07). Foram 90 dias de aulas ministradas de segunda a sábado em horário integral. Os candidatos participaram de uma grade curricular extensa com mais de 30 disciplinas perfazendo uma carga horária total para o cargo de delegado de 504 horas/aulas e 560 para agentes e escrivães, respectivamente. Dentre as disciplinas estão: Estrutura e Competência da Secretaria de Defesa Social; Fundamentos da Gestão Comunitária Integrada; Sistemas Informatizados; Sistema de Segurança Pública no Brasil dentre outros e, na área profissionalizante as cadeiras de Arma de Fogo; Noções de Inteligência Policial; Papiloscopia Policial, Direito Penal e Processual Aplicada a Atividade Policial; Criminalística Aplicada a Segurança Pública.

O secretário de Defesa Social Servilho Paiva informou que está é a primeira vez que a SDS utiliza as dependências de uma instituição privada com essa mega-estrutura para a formação de policiais. "Temos quatro academias e ao mesmo tempo não temos nenhuma porque elas não comportariam o quantitativo dessas pessoas para a realização do Curso", justificou.

Ele informou ainda que os novos policiais são privilegiados por terem tido a oportunidade de participar de um curso com a qualidade que foi disponibilizado. "Estamos investindo nesses profissionais para que eles possam oferecer o que há de melhor a sociedade", frisou. Fizeram parte do corpo docente juízes, promotores, professores da Faculdade dos Guararapes, policiais civis, militares, Federais, Bombeiros Militares. "A formação e a capacitação são eixos fundamentais do Plano Estadual de Segurança " Pacto pela Vida", lembrou.

Para o Diretor Geral da Faculdade dos Guararapes, Marcelo Henrik a parceria foi muito proveitosa. "Podemos com isso contribuir na formação dos policiais e, conseqüentemente, oferecer a sociedade profissionais capacitados com o que há de melhor em termos de conforto e qualidade de ensino", garantiu.

Expectativas - Os alunos aprovaram todas as etapas do Curso de Formação. Para eles as expectativas foram superadas quando visitaram as dependências da faculdade. O futuro delegado Rommel Ricardo Lima, 35 anos, casado, que residia em João Pessoa, informou que investiu todos seus esforços para realizar seu sonho. "Foi uma surpresa encontra essa estrutura. O apoio, o nível dos professores e a qualidade das aulas tanto as práticas quanto as teóricas foram excelentes", elogiou.

A mesma satisfação foi demonstrada pelos futuros escrivão e agente. Maxwell França, 28 anos, casado e Yara de Lima, 36 anos, escrivão e agente respectivamente, informaram que ficaram surpresos com a qualidade do curso.