Numa cerimônia prestigiada por diversas autoridades civis e militares, o governador Eduardo Campos inaugurou nesta quinta-feira (08/05) as novas instalações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na avenida Mal. Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância de a polícia prestar um serviço de qualidade à população. "Estamos construindo uma política de Estado para combater a violência. Precisamos fortalecer a imagem do profissional de polícia". As novas instalações facilitarão o trabalho integrado entre os cinco núcleos de combate ao homicídio, a Divisão de Inteligência, a Delegacia de Homicídios e do Grupo Tático Especial.

De acordo com o gestor do DHPP, delegado Joel Venâncio, a integração do departamento facilitará também a coordenação e a organização dos serviços realizados por delegados, agentes e peritos. "A troca de informações será agilizada tornando os procedimentos policiais mais eficazes", afirmou.

O secretário de Defesa Social Servilho Paiva disse que era uma honra inaugurar as novas instalações do DHPP não apenas pela simples estrutura física, mas de estar valorizando o policial que ali trabalha e precisa de boas condições para executar seus serviços. "O profissional é o bem maior que uma instituição tem e agora eles estão recebendo mais um instrumento de trabalho".

O novo prédio possui quatro andares totalizando 1200 metros quadrados de área útil. O complexo abrigará 40 policiais civis do departamento de homicídios, além dos 231 da força-tarefa. Antes da nova estrutura, o DHPP contava com quatro equipes, agora, são 24 grupos de profissionais distribuídos na capital e áreas norte e sul da região metropolitana.

Ações - Desde o início de março, quando foi reestruturada, a força-tarefa de homicídios do DHPP instaurou 364 inquéritos policiais. Desse total, foram feitas 13 prisões em flagrante a partir de informações colhidas no próprio local do crime. Esse resultado reflete o aumento da produtividade da Polícia Civil em 17% no número de inquéritos instaurados. Todo esse esforço é parte das ações integradas realizadas pela Secretaria de Defesa Social com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade.

Também estiveram presentes à solenidade, o secretário executivo de Defesa social Cláudio Lima, o representante do Ministério Público Itabira Brito, o chefe geral da Polícia Civil Manoel Carneiro, o diretor de polícia judiciário Newson Mota, o diretor de Polícia Científica Francisco Sarmento, o comandante geral da Polícia Militar Cel Iturbson Agostinho e outras autoridades civis e militares.