28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Exemplificar os procedimentos da Ouvidoria de Polícia como também distribuir panfletos relacionados a esse tema, foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no Centro do Recife. Tanto a distribuição como a exemplificação contou com a participação da Ouvidora da Secretaria de Defesa Social - SDS, Amparo Araújo.

Foram entregues três tipos de panfletos destinados a orientar cidadãos e policiais. Num dos panfletos o tema citado demonstrava como devem se portar o cidadão e a polícia numa abordagem policial. Informar ao público quais são os atos ilícitos e os procedimentos corretos do policial para com o cidadão no momento da abordagem também se encontra num dos folhetos distribuídos.

Demonstração do funcionamento de uma Ouvidoria de Polícia também foi um dos assuntos mencionado nas cartilhas que informam qual o papel da Ouvidoria e quais são os procedimentos, o que acontece após uma denúncia. O sigilo é garantido. Não só cidadãos como policiais devem denunciar atos ilícitos que ocorrem dentro das instituições policiais.

Para o Auxiliar de Eletricista Sandro Mendes, a divulgação dos direitos que o indivíduo possui e a facilitação do acesso para denúncia de policiais corruptos teve a sua aprovação. "Achei ótimo. Agora eu sei como me defender se algum policial agir fora da lei comigo", disse.

A iniciativa do Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - do Governo Federal, com o apoio da União Européia, em conjunto com os Governos Estaduais visa fortalecer as Ouvidorias de Polícia, combater à corrupção e à violência policial.