O Governo do Estado reuniu as Secretaria de Defesa Social, de Planejamento e Gestão (Seplag), Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Comdepe/Fidem) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Seguranças (NESP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de aumentar a transparência e a credibilidade na divulgação dos dados referentes ao perfil da violência em Pernambuco. O Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco já está disponível no pelo site www.condepefidem.pe.gov.br.

Para o Assessor Especial do Governador de Pernambuco na Área de Segurança Pública, José Luiz Ratton, a importância de vários órgãos como a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em trabalhar unida com secretarias do Estado para divulgação e melhor consolidação dos Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI, é fundamental. "Essa parceria tem que se tornar uma rotina", ressaltou Ratton. Segundo ele o Governo do Estado está se empenhando para esclarecer a população com transparência os números de CVLI em Pernambuco. "Estamos fazendo o que podemos para aumentar a consolidação e creditar esses números", afirmou.

O Gerente de Análise Criminal e Estatística (GACE) da SDS, Gerard Viader Sauret declarou como é feita a consolidação dos números referentes a CVLI pela GACE. "Nós adquirimos as informações a partir de documentos oficiais. A SDS coleta dados da Polícia Militar, Polícia Civil e IML". E completou. "Os meios de comunicação estão sendo nossos parceiros para a consolidação dos dado, pois às vezes o policial informa primeiro a imprensa e depois a própria polícia", disse Sauret. O Gerente da GACE acrescentou que esse boletim representa um momento impar na história de divulgação de informações de segurança pública aqui em Pernambuco. "Pela primeira vez estamos dando mais satisfação para toda a sociedade no sentido de fornecer informações detalhadas, pormenorizadas sobre os homicídios no Estado". Gerard Sauret disse ainda que futuramente haverá novas versões desse boletim que divulgará não só os CVLI como também outros tipos de crimes e informações de interesse sobre segurança pública. "A princípio a base de homicídios, como já é uma base confiável, consolidada, foi escolhida justamente para dar início a divulgação. Mas no futuro estaremos acessando também os boletins de ocorrência ", concluiu.

A apresentação técnica do Boletim feita pelo Coordenador do Núcleo Metropolitano de Gestão do Conhecimento e da Informação sobre Políticas Públicas de Defesa Social e Prevenção a Violência na RMR da UFPE, Francisco Augusto Correia explicou que a violência no interior do Estado vem caindo, exceto na Mata Sul. "À medida que se vai entrando no interior, a taxa de CVLI vai diminuindo" analisou.

Na apresentação do Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco estavam presentes o Assessor Especial do Governador de Pernambuco na Área de Segurança Pública - José Luiz Ratton, o Diretor Presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa - Luiz Quental Coutinho, o Diretor de Informações de Estudo e Pesquisa da Condepe/Fidem - Maurílio Soares Lima, o Gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social - Gerard Viader Sauret e o Coordenador do Núcleo Metropolitano de Gestão do Conhecimento e da Informação sobre Políticas Públicas de Defesa Social e Prevenção a Violência na RMR da UFPE, Francisco Augusto Correia.