A Secretaria de Defesa Social participou na manhã do último dia 04, da palestra "Segurança Pública - Lições de Bogotá", proferida pelo ex-secretário de segurança pública Hugo Acero Velásquez. A solenidade foi realizada no auditório do Senac, em Santo Amaro, área central do Recife e contou com a presença de empresários e várias autoridades pernambucanas. O mote da palestra foi o exemplo das ações implantadas em Bogotá, Colômbia, para a diminuição da criminalidade. O presidente da Fecomercio Josias Albuquerque abriu a conferência, destacando a responsabilidade da população brasileira e a necessidade da participação de todos. "O desejo da classe empresarial é contribuir para diminuir a violência", enfatiza. O sociólogo Hugo Acero - responsável pela redução da criminalidade em grandes cidades colombianas -, em sua palestra, apresentou o plano de ações adotadas pelo governo. O ex-secretário destacou a importância da integração entre instituições públicas e privadas e fez um apelo aos políticos: "é preciso que os governantes economizem nas campanhas para investir na segurança". Investimentos em educação, qualidade de vida e urbanização são favoráveis à diminuição da criminalidade. Em seu plano de gestão houve, dentre outras conquistas, o fortalecimento da polícia e da justiça, além da recuperação de espaços para os jovens. Hugo Acero afirma ainda a necessidade de integração entre os governos. "A segurança pública não é um problema da polícia; requer a interação de muitas instituições", completa. Na ocasião, o secretário da SDS Servilho Paiva apresentou as ações da linha do Pacto Pela Vida, projeto de redução da violência do Governo do Estado. Enfatizou que o controle social pode vir de muitas formas e que um dos colaboradores é a imprensa. "Os veículos podem contribuir nesta construção. Da mesma forma que divulgam um fato criminoso, devem noticiar um resultado por parte do Estado com relação à resolução daquele caso; sob pena de manter no inconsciente das pessoas a sensação de segurança", ressalta. Lembra a responsabilidade de ações da municipalidade no combate à criminalidade. Estiveram presentes à solenidade o presidente da Fecomercio Josias Albuquerque, o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira, o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste general José Alberto da Costa Abreu, o secretário da SDS Servilho Paiva e o presidente da Fetracon - representando todos os presidentes de associação de classe - Newton Gibson.