SDS ENTREGA UNIDADE DE POLÍCIA CIENTÍFICA DO SERTÃO DO ARARIPE

Segurança

SDS entrega unidade de Polícia Científica do Sertão do Araripe Com sede em Ouricuri, a nova estrutura atenderá dez municípios da região

OURICURI – Em mais uma demonstração de compromisso com a interiorização dos serviços públicos, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quinta-feira (14.06), mais uma unidade descentralizada da Polícia Científica. Desta vez, no Sertão do Araripe, reforçando a segurança pública da região. O Complexo, instalado em Ouricuri, vai beneficiar dez municípios do Araripe, fortalecendo a investigação de crimes e reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado.

“Quando havia a necessidade de fazer algum tipo de exame de perícia, a população de Ouricuri precisava ir para Petrolina. Agora, os moradores terão aqui mesmo no município um tratamento adequado com privacidade para prestar a queixa, e a polícia agir mais rápido para prender quem está fazendo agressão. Essa estrutura será utilizada para investigação, para fazer perícia e para dar respostas mais rápidas a qualquer tipo de homicídio que venha a ocorrer. Essa nova unidade, entregue a vocês, vai servir a todo o Araripe e a gente tem certeza de que vai fazer bem às pessoas que vão precisar dos atendimentos que serão prestados aqui. Além disso, a população também poderá emitir documentos de identificação. Nesse momento, 200 identidades poderão ser emitidas por dia”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A nova unidade subsidiará as diligências policiais, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas que auxiliem a conclusão das investigações. A descentralização dos serviços foi sancionada pela Lei Estadual nº 16.278, em dezembro de 2017. A Regional de Ouricuri é a segunda a ser entregue, depois da unidade de Garanhuns, no Agreste. As obras em Ouricuri tiveram início em março de 2018 e contaram com recursos da Prefeitura do município.

O secretário-executivo de Gestão Integrada da S8ecretaria de Defesa Social, Carlos Junior, que representou o secretário da pasta, Antônio de Pádua, frisou que essa nova unidade representa mais um compromisso do governador Paulo Câmara de interiorizar do desenvolvimento. “É preciso ressaltar que segurança também é desenvolvimento. E isso tem acontecido de forma consistente em todas as nossas operativas. Há poucos dias, foi inaugurada uma unidade da Polícia Científica em Garanhuns. Hoje, entregamos essa de Ouricuri. E, logo mais, teremos a Nazaré da Mata e a Afogados da Ingazeira”, assegurou.

O diferencial da Regional do Sertão do Araripe será o atendimento especializado para mulheres e crianças vítimas de crime sexual. O atendimento de perícia pelo Instituto de Criminalística (em locais de crime) e pelo Instituto de Medicina Legal (traumatológica ou sexológica) será realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia. Já os serviços de retrato falado e emissão de carteira de identidade serão prestados por servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Atuarão na Regional 24 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perito, médicos legistas, auxiliares de legista e papiloscopistas, nomeados em janeiro de 2018. Os municípios beneficiados com a Unidade Regional do Sertão do Araripe são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.